Na Estante

Confira resenhas dos livros: A história da ciência para quem tem pressa – De Galileu a Stephen Hawking em 200 páginas; O enigma quântico – O encontro da física com a consciência; e O equinócio dos sabiás – Aventura científica no seu jardim tropical.

Pequenas perguntas, grandes questões

Está mesmo ocorrendo um aquecimento em todo o planeta? Existe alguma relação entre as vacinas e a ocorrência de autismo? Há evidências de que os neandertais acasalaram com os humanos modernos? Confira as respostas de especialistas.

Missão espacial Gaia

Dados da segunda etapa da missão divulgados recentemente representam um salto no entendimento da origem, estrutura e evolução da Via Láctea.

Infecções neonatais ou na gestação e doenças neurodegenerativas

Pesquisadora da UFRJ fala sobre relação entre os fatores ambientais presentes no início da vida e o desenvolvimento de doenças no futuro.

Mãe atrás das grades

Pré-natal inadequado, uso de algemas no trabalho de parto, humilhação, solidão. Relatos de detentas mostram que a gravidez e a maternidade nos presídios brasileiros é uma dura pena às mulheres e também a seus filhos, com violações aos direitos humanos, assistência de saúde insuficiente e afastamento das famílias.

Obesidade e depressão, ligações perigosas

Cada vez mais pessoas sofrem com as duas doenças ao mesmo tempo. Mas o que esses males, em alta no mundo moderno, têm em comum? Intestino, cérebro, sistema imunológico e tecido adiposo são as chaves para explicar a conexão.

Batalha de gigantes

As descobertas recentes do bóson de Higgs e das ondas gravitacionais, que deram veracidade a duas grandes teorias físicas, guardam entre si uma grande incompatibilidade. Essa divergênciaocorre desde a construção das bases dessas teorias, há cerca de um século, e reflete um conflito histórico entre célebres cientistas queserviu como motor do desenvolvimento científico.

O que é literatura?

Para definir as narrativas literárias é preciso ir além das diferenças entre fato e ficção, entre verdade histórica e verdade artística.

Não existe ciência exata (e vamos combinar que todas são humanas…)

A dicotomia entre ciências exatas e humanas esvazia o debate sobre a construção do saber científico e ofusca a necessidade de integrá-las.

O que os olhos não veem a tecnologia enxerga

Cidades antigas escondidas, cavernas escuras, áreas de florestas fechadas, estrutura de prédios históricos. O sistema LiDAR, tecnologia de varredura a laser, descortina um mundo que estava escondido de nossa visão, com aplicações que vão do planejamento urbano à preservação florestal.

Hora de festejar!

Em uma festa com convidados populares e antissociais, será que a anfitriã apertou a mão de todos? A matemática é a chave para a resposta.

De volta, e para ficar

Ciência Hoje vem renovada para lidar com o momento paradoxal da informação tão acessível e tão sujeita a imprecisões

Paleontologia: por que investir em pesquisas nesses tempos de crise?

Além de gerar conhecimento sobre a evolução dos organismos no planeta, a paleontologia contribui para a prospecção de minerais e a educação.

O aparelhinho ambíguo

Em grande parte das obras de ficção científica, a tecnologia aparece como instrumento de destruição e decadência social.

Hipertemia versus câncer: novas frentes

Terapias que combinam aumento da temperatura com outras técnicas mostram eficácia contra tumores cerebrais e de próstata em testes clínicos.

Posso usar a sua localização?

O registro cada vez mais preciso de dados no espaço e no tempo tem levado a avanços na representação e compreensão de vários fenômenos.

Em busca de uma visão cósmica

Teorias da física buscam construir proposta unificada para compreensão do universo.

Abrindo a caixa-preta

Por que a maioria das pesquisas biomédicas não consegue ser reproduzida pela indústria farmacêutica? A ciência nacional na área é confiável?

‘Perdidos no espaço’ no túnel do tempo

Nova versão da série produzida nos anos 1960 incorpora avanços da tecnologia e descobertas da astronomia.

Língua Portuguesa e Matemática, juntas em sala

Experiência de docência compartilhada das duas disciplinas aponta para novas dinâmicas e alternativas de aprendizagem.

Cientistas negras no Brasil: elas existem?

A necessidade de insistir na diversidade para romper com ‘silenciamentos’ e desigualdades.

Para ensinar, é preciso saber o quê?

Nasce um espaço para criar pontes entre escola e universidade, aproximar professores do ensino básico de cientistas e unir a teoria à prática.

Prazer, esportômica

Uma análise dos estudos que melhoram desempenho de atletas de elite e contribuem para compreender doenças.

Liberdade ou segurança, eis a questão

O dilema para equilibrar direitos e deveres, liberdade e controle está presente tanto no mundo real quanto nas histórias em quadrinhos.

Rosalind Franklin e o segundo lugar

Os créditos da descoberta da estrutura do DNA são tão confusos quanto as relações interpessoais dos envolvidos