Dormir para pensar melhor

Conclusões do diálogo entre uma professora do Ensino Médio e uma pesquisadora especialista em distúrbios do sono.

Estamos no mapa

Cada vez mais preciso, sistema que permite localizar um ponto em qualquer parte do mundo é aplicado em diversas áreas e se populariza, com vantagens e perigos.

Lições do Pantera Negra

Filme da Marvel Comics traz modelo de sociedade negra extremamente desenvolvida tecnológica e cientificamente e suscita reflexão sobre representatividade dos negros no cinema e na ciência.

Pesquisa e resistência

Uma vida dedicada ao enfrentamento da violência sexual contra a mulher, com trabalhos premiados, informação e desenvolvimento de ferramentas para dar mais visibilidade ao tema.

A hiperveloz fotobiologia estrutural

Pesquisadores que estudam as mudanças causadas pela luz na estrutura das células observam em tempo real processo cuja duração não ultrapassa a casa dos trilionésimos de segundo.

Livros inusitados

Ao longo dos séculos, o ser humano criou várias formas de transmitir mensagens, experiências e sabedoria, desde a interpretação das vísceras de animais até a escrita em livros impressos.

Quando o celular é o laboratório de física

Os sensores eletrônicos embutidos nos modernos celulares proporcionam experimentos que podem mudar o paradigma do ensino da disciplina

Os extremos da matemática brasileira

Diretor-geral do IMPA e presidente do ICM 2018, Marcelo Viana aposta na valorização do professor para que o ensino básico nacional dê um salto de qualidade e possa seguir os passos da pesquisa brasileira na área, que está no Grupo dos 5, a elite mundial.

A bactéria que combate dengue, Zika e chikungunya

Quando está presente no Aedes aegypti, a Wolbachia reduz a capacidade do mosquito de transmitir essas doenças. Será que cairão os índices de infecções?

Nem básica, nem aplicada

Os avanços tecnológicos têm nos permitido ver além do brilho das estrelas e descobrir detalhes sobre seu nascimento, sua evolução e sua morte.

Ondas gravitacionais

É provável que, daqui a mil anos, este século seja lembrado pela detecção das ondas gravitacionais. Com essa descoberta ‒ uma das mais importantes da história da humanidade ‒, os cientistas agora podem também ‘ouvir’ o universo.

As vogais das baleias-jubarte

‘Canto’ desses animais é composto de segmentos curtos e varia de acordo com sua localização geográfica. Esses segmentos mostraram-se ótimos marcadores bioacústicos para a espécie.

Com quanta história se faz um patrimônio?

Para oficializar um bem como patrimônio cultural, não basta que seja antigo, tenha importância histórica e seja relevante para um povo. Esse reconhecimento também envolve um extenso trabalho transdisciplinar

Henry Bates, herói da evolução

Observador atento e coletor prolífico, o naturalista que passou 11 anos na Amazônia foi autor de artigo que deu sustentação à teoria da evolução quando ela era atacada por todos os lados.

Agrotóxicos: riscos e impactos

Estudos que apontam os graves efeitos dos agrotóxicos na saúde e no ambiente não são suficientes para frear projeto de lei que restringe atuação dos órgãos competentes no processo de liberação e controle desses produtos.

Erdös e épsilons

Conheça o desafio de números primos entre si proposto por um excêntrico matemático húngaro que adorava conversar com crianças e a solução dada por um habilidoso menino de 12 anos.

A eliminação do blefe

Se a tecnologia fosse usada para acentuar sinais corporais de humanos em situações de estresse, reproduzindo um comportamento típico dos outros animais, seria possível evidenciar mentiras e corrupção e evitar disputas e até guerras.

A ciência compartilhada na rede

Transformar polegares de curtidas, corações e outras interações na web em indicadores para medir o impacto da produção científica. Este é o desafio da altmetria, que usa métricas alternativas, como dados de sites e redes sociais, para acompanhar e avaliar a ciência.