Imagens e aventuras de Hercule Florence

Radicado no Brasil desde jovem, o desenhista francês que estudou o canto das aves e técnicas de impressão é autor do mais antigo registro fotográfico das Américas.

Efeito Raman: O fenômeno e a técnica que nasceram do azul do mar

Uma curiosidade aguda sobre os motivos de o mar Mediterrâneo ter um azul tão bonito fizeram com que um jovem físico indiano, na década de 1920, descobrisse um fenômeno que hoje é a base de uma técnica poderosa para analisar a matéria.

Bicudos que se beijam

Estudo que analisou 400 milhões de árvores genealógicas sugere que, na hora de acasalar, as pessoas preferem aquelas que se parecem consigo mesmas.

Luz visível: tóxica para as células?

Há muito se sabe que certas radiações, como a ultravioleta e os raios X, são maléficas para as células, devendo ser evitadas. Mas resultados recentes lançam a seguinte questão: deveríamos estender essa preocupação à luz visível?

A descrição do complexo

A física passou a enfrentar a complexidade a partir do final do século 19. Para lidar com sistemas com muitas partículas, como gases, surgiu, então, a mecânica estatística. Apesar do imenso sucesso e utilidade dessa teoria, ela tem limitações.

A terra é redonda

Conceitos consolidados vêm sendo atacados de forma inconsistente por páginas pseudocientíficas na internet, difundindo ideias errôneas e falsas.

A ‘distorção’ da mente de um diretor

Filme de ficção nada científica premiado em festival soa como um experimento antiético com o cérebro do espectador.

Orgulho de ser cientista, professora, mãe e multitarefas

Fisgada pela biologia no ensino médio, pesquisadora conta que é possível conciliar laboratório, sala de aula, divulgação científica, trabalho administrativo e maternidade.

Extrema direita, volver: um olhar sobre o Brasil

O cientista político Renato Lessa analisa os fatores que levaram o país ao resultado das eleições de 2018 e reflete sobre o cenário a se esperar nos próximos quatro anos: ‘Nada auspicioso’.

Índices de vegetação: o que dizem?

Desde os anos 1960, muitos índices foram propostos com o intuito de facilitar o diagnóstico e o monitoramento de áreas verdes no mundo todo. Esses valores são usados na análise de variados problemas.

Nova vida para resíduos plásticos

Método usa embalagens de PET descartadas e adição de enzimas para gerar novo material a ser empregado na indústria petroquímica.

Super… permutações

Uma série de animação japonesa serviu de base para uma pergunta intrigante que custou anos para que a comunidade matemática chegasse a uma resposta aproximada. E o desafio continua.

Na Estante

Resenha do livro A estranha ordem das coisas: as origens biológicas dos sentimentos e da cultura, de António Damásio.

Controle do doping, um desafio além da ciência

Brasil avança na detecção de substâncias proibidas que melhoram o desempenho dos atletas e ameaçam o esporte, mas ainda há muito o que ser feito.