Drogas, a urgência de um debate sem tabus

Conclusões do diálogo entre uma professora do ensino médio e um médico dedicado a estudos de epidemiologia e prevenção do uso de substâncias entorpecentes.

Imagens e aventuras de Hercule Florence

Radicado no Brasil desde jovem, o desenhista francês que estudou o canto das aves e técnicas de impressão é autor do mais antigo registro fotográfico das Américas.

Escola Sem Partido: origens e ideologias

Como nasceu e quais ideologias estão por trás do movimento que se espalha em projetos de lei Brasil afora na tentativa de implementar a censura em sala de aula e dar um fim ao Estado laico.

Sociedade e saúde, uma relação de dependência

O conhecimento acumulado acerca das causas das doenças nas populações é suficiente para afirmar que a promoção da saúde passa necessariamente pela redução das desigualdades sociais.

As bactérias contra-atacam

A resistência aos antibióticos vem aumentando e já representa uma ameaça para a saúde humana, desafiando a ciência a buscar novos medicamentos e estratégias para combater doenças.

Efeito Raman: O fenômeno e a técnica que nasceram do azul do mar

Uma curiosidade aguda sobre os motivos de o mar Mediterrâneo ter um azul tão bonito fizeram com que um jovem físico indiano, na década de 1920, descobrisse um fenômeno que hoje é a base de uma técnica poderosa para analisar a matéria.

Bicudos que se beijam

Estudo que analisou 400 milhões de árvores genealógicas sugere que, na hora de acasalar, as pessoas preferem aquelas que se parecem consigo mesmas.

Luz visível: tóxica para as células?

Há muito se sabe que certas radiações, como a ultravioleta e os raios X, são maléficas para as células, devendo ser evitadas. Mas resultados recentes lançam a seguinte questão: deveríamos estender essa preocupação à luz visível?

A descrição do complexo

A física passou a enfrentar a complexidade a partir do final do século 19. Para lidar com sistemas com muitas partículas, como gases, surgiu, então, a mecânica estatística. Apesar do imenso sucesso e utilidade dessa teoria, ela tem limitações.

A terra é redonda

Conceitos consolidados vêm sendo atacados de forma inconsistente por páginas pseudocientíficas na internet, difundindo ideias errôneas e falsas.

A ‘distorção’ da mente de um diretor

Filme de ficção nada científica premiado em festival soa como um experimento antiético com o cérebro do espectador.

Rap e funk para ensinar biologia

Diante da falta de atenção e da indisciplina dos alunos, jovem professor alia música e pedagogia para tornar aulas atraentes.

Será que a humanidade sobreviveria a um apocalipse zumbi?

Por meio de simulação computacional baseada em dados extraídos da ficção, pesquisa brasileira avalia as condições necessárias para que uma cidade resista ao ataque de um zumbi.

Orgulho de ser cientista, professora, mãe e multitarefas

Fisgada pela biologia no ensino médio, pesquisadora conta que é possível conciliar laboratório, sala de aula, divulgação científica, trabalho administrativo e maternidade.

Adão e Eva sob a tirania do todo-poderoso

A interpretação literária da Bíblia pode revelar toda a complexidade de suas narrativas e nos permite refletir sobre os mais diversos contextos históricos da humanidade.

Extrema direita, volver: um olhar sobre o Brasil

O cientista político Renato Lessa analisa os fatores que levaram o país ao resultado das eleições de 2018 e reflete sobre o cenário a se esperar nos próximos quatro anos: ‘Nada auspicioso’.

Índices de vegetação: o que dizem?

Desde os anos 1960, muitos índices foram propostos com o intuito de facilitar o diagnóstico e o monitoramento de áreas verdes no mundo todo. Esses valores são usados na análise de variados problemas.

Nova vida para resíduos plásticos

Método usa embalagens de PET descartadas e adição de enzimas para gerar novo material a ser empregado na indústria petroquímica.

Super… permutações

Uma série de animação japonesa serviu de base para uma pergunta intrigante que custou anos para que a comunidade matemática chegasse a uma resposta aproximada. E o desafio continua.

Na Estante

Resenha do livro A estranha ordem das coisas: as origens biológicas dos sentimentos e da cultura, de António Damásio.

Controle do doping, um desafio além da ciência

Brasil avança na detecção de substâncias proibidas que melhoram o desempenho dos atletas e ameaçam o esporte, mas ainda há muito o que ser feito.