Formigueiro matemático

Uma série de animação japonesa serviu de base para uma pergunta intrigante que custou anos para que a comunidade matemática chegasse a uma resposta aproximada. E o desafio continua.

Um tempo para cada um

O que é o tempo? Ele é igual para todos? Tem realidade física ou é mera ilusão? Essas perguntas sobre esse conceito – tão fascinante quanto intrigante –vêm sendo objeto de questionamentos por milênios.

Era da sociologia molecular

A conjunção de dois avanços independentes‒ preparação de amostras e ferramentas computacionais específicas‒ está tornando realidade o sonho dourado dos biólogos de fazer observações celulares ‘ao vivo’,em nível atômico.

Juízo final

Previsões catastrofistas como a de uma sexta extinção em massa têm apoio de cientistas, que atribuem a responsabilidade ao Homo sapiens.

A busca pelo corpo perfeito na adolescência

Os riscos, os benefícios e algumas orientações sobre a prática da musculação entre os jovens que estão com a identidade e o corpo em formação.

Na estante

Resenha do livro A história do universo para quem tem pressa – do BigBang às mais recentes descobertas da astronomia, de Colin Stuart.

O exercício, a irisina e o Alzheimer

Uma das autoras de pesquisa pioneira que revela os efeitos da molécula irisina no cérebro de pacientes com Alzheimer, Fernanda de Felice explica como exercícios físicos recuperaram a memória de camundongos em experimentos e o que falta para verificar a eficácia da descoberta em humanos.