Formigueiro matemático

Uma série de animação japonesa serviu de base para uma pergunta intrigante que custou anos para que a comunidade matemática chegasse a uma resposta aproximada. E o desafio continua.

Um tempo para cada um

O que é o tempo? Ele é igual para todos? Tem realidade física ou é mera ilusão? Essas perguntas sobre esse conceito – tão fascinante quanto intrigante –vêm sendo objeto de questionamentos por milênios.

Era da sociologia molecular

A conjunção de dois avanços independentes‒ preparação de amostras e ferramentas computacionais específicas‒ está tornando realidade o sonho dourado dos biólogos de fazer observações celulares ‘ao vivo’,em nível atômico.

Juízo final

Previsões catastrofistas como a de uma sexta extinção em massa têm apoio de cientistas, que atribuem a responsabilidade ao Homo sapiens.

A busca pelo corpo perfeito na adolescência

Os riscos, os benefícios e algumas orientações sobre a prática da musculação entre os jovens que estão com a identidade e o corpo em formação.

Na estante

Resenha do livro A história do universo para quem tem pressa – do BigBang às mais recentes descobertas da astronomia, de Colin Stuart.

Erwin Freundlich

O primeiro astrônomo a valorizar a teoria da relatividade geral – em um momento em que a maioria dos cientistas ainda a ignorava – nunca se deu por convencido de que ela estava correta.

Sob as cinzas do tempo: o incinerador de lixo de Manguinhos

Coletivos de estudantes universitários, formados principalmente por jovens mulheres, fortalecem as lutas antirracistas e investem em pautas como transformação do ensino superior, enfrentamento do patriarcado, da LGBTfobia, entre outros tipos de opressão.

Novos rumos do movimento negro

Coletivos de estudantes universitários, formados principalmente por jovens mulheres, fortalecem as lutas antirracistas e investem em pautas como transformação do ensino superior, enfrentamento do patriarcado, da LGBTfobia, entre outros tipos de opressão.

Leite materno: receita para um fígado saudável

Pesquisas recentes com camundongos indicam que o desmame precoce pode prejudicar o amadurecimento das funções hepáticas, o que reafirma a importância do leite materno para a saúde do indivíduo por toda a sua vida.

100 anos de testes da relatividade geral: diálogo entre teoria e experimento

A relatividade geral tem passado, com louvor, em todos os testes observacionais aos quais foi submetida nestes últimos 100 anos. Isso significa que ela é a palavra final para lidar com os fenômenos gravitacionais?

O exercício, a irisina e o Alzheimer

Uma das autoras de pesquisa pioneira que revela os efeitos da molécula irisina no cérebro de pacientes com Alzheimer, Fernanda de Felice explica como exercícios físicos recuperaram a memória de camundongos em experimentos e o que falta para verificar a eficácia da descoberta em humanos.

A verdade no banco dos réus

Mais atual do que nunca, filme mostra o julgamento de uma historiadora que, para provar sua inocência, precisa comprovar a existência do Holocausto.

A era do vídeo chega às aulas de matemática

O conteúdo audiovisual pode ser uma ferramenta didática poderosa no ambiente escolar; projeto da Universidade Federal Fluminense oferece material de apoio para professores explorarem a disciplina por meio de narrativas.

Uma antropóloga da Amazônia

Pesquisadora premiada lista ações importantes para que cada vez mais mulheres ocupem posições de destaque na ciência

Cartografia participativa: a voz no mapa!

As tecnologias modernas têm permitido a participação mais rápida e ativa de variados atores na construção de representações espaciais que agregam uma ampla gama de informações e são usadas para compreender diversos fenômenos.

A física do Pikachu

Como funcionariam os poderes elétricos do mais famoso Pokémon, caso o ratinho amarelo existisse no mundo real? Você conseguiria capturá-lo?

A infânciaentre a realidade e a ficção

Livro de Graciliano Ramos mostra a realidade de crianças brancas e negras no final do século 19, período em que a educação era pautada pela repressão e autoridade, acompanhadas de ofensas e castigos físicos.

Alugam-se amas de leite

A partir de anúncios publicados no Jornal do Brasil no início do século 20, é possível traçar um quadro do cotidiano das classes populares do Rio de Janeiro à época.

Pequenas perguntas, grandes questões

Confira respostas de especialistas.