Animais podem sobreviver sem oxigênio?

Pesquisa brasileira mostra como quase 100 espécies animais têm capacidade de adaptação a condições extremas da natureza, tolerando até mesmo ambientes com pouco ou nenhum oxigênio. É a ‘teoria do preparo para o estresse pós-oxidativo’.

Sem oceanos, um futuro impossível

A Organização das Nações Unidas declarou que os anos de 2021 a 2030 serão a Década da Ciência Oceânica para o Desenvolvimento Sustentável. Mas, afinal, por que todos nós precisamos proteger o principal componente de nosso planeta?

Aquífero Guarani, um tesouro ameaçado

Patrimônio natural ‘invisível’, com capacidade para abastecer mais de 20 milhões de pessoas, reservatório subterrâneo de água é constantemente ameaçado por decisões equivocadas, públicas ou privadas, e precisa de proteção.

80 anos da fissão nuclear: Descoberta revolucionária da humanidade

Há exatos 80 anos, pesquisas conduziram à descoberta da fissão nuclear ‒ a ‘quebra’ do núcleo atômico ‒, fenômeno comparável à descoberta do fogo e que, desde então, trouxe riqueza para nações e bem-estar para a população.

Renascimento da ciência psicodélica

Consideradas por muitos anos apenas drogas de abuso, as substâncias psicodélicas tiveram seu consumo e sua pesquisa proibidos em vários países. Mas esses compostos voltaram a ser estudados recentemente, com resultados promissores sobre seu papel terapêutico.

Tem risco, mas na minha casa não

Moradores de comunidades vulneráveis a desastres naturais acreditam na segurança emocional e física de suas famílias, embora reconheçam o perigo que ameaça a região em seu entorno.

Em busca de novas armas contra o Aedes aegypt

Coordenador de Vigilância em Saúde e Laboratórios de Referência da Fundação Oswaldo Cruz, o infectologista Rivaldo Venâncio da Cunha fala da necessidade de renovar as formas de enfrentar o mosquito e destaca abordagens promissoras para combater dengue, zika, chikungunya e febre amarela.

Responsabilidade social e pseudocientistas

Desinformação e interpretações absurdas arrebanham cada vez mais seguidores. Antídoto para essa insensatez alastrante está no reforço à educação.

Flexibilidade cerebral e aprendizagem

Desde a Antiguidade, defende-se que o cérebro precisa ter flexibilidade para mudanças rápidas. A hipótese pode parecer óbvia, mas o teste para ela tem sido possível apenas nas últimas décadas, graças a avanços na computação e no imageamento.

Apertar mãos e somar números: tudo a ver!

Pode haver uma ‘ligação oculta’ entre problemas aparentemente diferentes. É justamente assim que se revela uma intrigante característica da matemática: a unidade entre questões à primeira vista desconexas.

O imaginário cósmico dos buracos negros

Sucesso de mídia, a primeira fotografia de um buraco negro é mais do que uma imagem ‘desfocada’. É um resultado científico que pode ajudar a entender o que ocorre no interior desses ainda misteriosos corpos cósmicos.

Alternativas no combate a superbactérias

Reflexões resultantes do diálogo entre uma professora do Ensino Médio e um pesquisador na área de imunologia.

Na estante

Resenha da trilogia Fronteiras do universo, de Philip Pullman.

A dor de dente de Pascal e o pêndulo isócrono

Uma dor de dente que acometeu um grande físico e matemático possibilitou que outro gênio da área resolvesse um problema da ciência que se arrastava há tempos.

Fora da curva

Documentário apresenta de forma respeitosa grupos que defendem que a Terra é plana e propõe que os cientistas façam um mea-culpa sobre sua incapacidade em difundir o conhecimento.

História renovada da ditadura civil-militar no Brasil

Como levar abordagens atualizadas do regime autoritário que governou o país às aulas do ensino básico? A vasta produção de novos conteúdos pode ser a resposta.

Sou cientista, e você também pode ser

Criadora do Projeto Cosmos, que ensina astronomia em escolas públicas, fala sobre como desconstruir a ideia de que a carreira científica é possível, e não reservada a mentes geniais.

A cartografia a serviço da justiça ambiental

Mapeamento de ocorrências associadas a atividades potencialmente degradadoras evidencia a existência de áreas e populações mais vulneráveis aos seus impactos ambientais, o que pode ajudar no gerenciamento de conflitos.

A ciência por trás dos superpoderes

Pelas histórias de Hulk, Homem-Aranha e Capitão América, descubra como são desenvolvidas as habilidades especiais de alguns heróis.

A ficção está em todos os lugares

A habilidade humana para criar realidades pode ser explorada tanto para libertar quanto para aprisionar as pessoas. Alguns templos neopentecostais se valem dessas narrativas insólitas. Com que propósito?

Pequenas perguntas, grandes questões

Confira respostas de especialistas.