Fotografando um buraco negro: Feito pioneiro abre nova e excitante era da astrofísica

A primeira fotografia de um buraco negro a gente nunca esquece. Aquela imagem aparentemente ‘fora de foco’ representa muito para a ciência: é a evidência de uma nova forma de ver o cosmo e entender sua imensidão.

Retrocessos na política de saúde mental

Defendido por profissionais contrários ao encarceramento e à violência nas instituições psiquiátricas, o movimento anti manicomial volta à discussão em razão de um retorno ao modelo psiquiátrico hegemônico.

Geonímia – O que dizem os nomes dos lugares nos mapas?

Pouco conhecida da população, área que estuda a denominação dos locais revela aspectos sociais, políticos e econômicos de todos os setores da sociedade e contribui para diferentes campos da ciência.

Qual é a sua inteligência?

Estudo sugere que não há apenas um pico de atividade intelectual ao longo da vida, mas que a mente vai se aperfeiçoando por meio de habilidades específicas distribuídas para cada idade.

Do mar aos coprólitos e à saúde silvestre

Frustrada em uma expedição com Jacques Custeou, a bióloga Marcia Chame desistiu da biologia marinha e abraçou a paleoparasitologia, contribuindo para a conservação da biodiversidade e conquistando diversos prêmios na área

Retrato numérico do Brasil

A história e a evolução das iniciativas de contagem e análise das características da população do país são tema do primeiro de uma série de textos sobre o Censo Demográfico Brasileiro.

A Jerusalém do meio

A temática é LGBT, masO confeiteiro é um filme abrangente, que busca mostrar os dilemas e incertezas de uma cidade tradicionalista, excludente e misteriosa.

O protagonismo negro no 13 de maio

Por muitas décadas apagada dos livros didáticos, a importância de pessoas negras no movimento abolicionista - largamente documentada na época - ganha cada vez mais atenção de pesquisadores e renova o ensino desse período da história do Brasil.

Todo um ecossistema ameaçado

Atividades humanas têm causado o branqueamento de corais em proporções nunca vistas, processo que os deixa mais susceptíveis a doenças e, inclusive, à morte.

Buracos negros na água

Como não é possível estudar um buraco negro em laboratório, cientistas ao redor do mundo – incluindo brasileiros – simulam em líquidos os efeitos desses devoradores cósmicos de matéria e luz.

A escravidão que nunca acabou

Conselheiro do Fundo das Nações Unidas para Formas Contemporâneas de Escravidão, Leonardo Sakamoto dá um panorama dos obstáculos e avanços no combate ao problema que persiste no Brasil e no mundo.

Fundamentos de PET

O exame médico PET se popularizou nas últimas décadas. Isso se deu não só por suas aplicações no diagnóstico do câncer, mas também por sua união colaborativa com equipamentos congêneres. Entenda os fenômenos básicos por trás dessa técnica de imagem.

Sentando quase juntos

Pode haver uma ‘ligação oculta’ entre problemas aparentemente diferentes. É justamente assim que se revela uma intrigante característica da matemática: a unidade entre questões à primeira vista desconexas.

Os segredos ocultos nas estrelas

O simples ato de olhar as estrelas – e tentar entendê-las – é o fio condutor de uma história de sucesso que tem suas raízes na Antiguidade e deu origem a uma das mais importantes teorias científicas de todos os tempos.

Plantas medicinais: maconha também é?

Reflexões resultantes do diálogo entre uma professora de ensino médio e um pesquisador da área de farmacologia.

Na estante

Resenha do livro "Logo, logo: dez novas tecnologias que vão melhorar e/ou arruinar tudo", de Kelly Weinersmithe ZachWeinersmith.

Mais nomes à sombra da estrutura do DNA

Com papéis fundamentais no verdadeiro drama que foi a proposta do modelo de dupla hélice do DNA, Raymond Gosling e Jerry Donohue são nomes praticamente desconhecidos.

Química acessível para cegos

Pesquisa avalia compreensão de conceitos de química apresentados em áudio e usa mídias sociais para buscar alternativas de transmissão do conhecimento científico para pessoas com deficiência visual.

Thanos: ambientalista ou tirano ultrapassado?

Assim como Malthus fez no século 18, vilão do filme Vingadores: ultimato acredita que o excessivo crescimento populacional pode esgotar os recursos do planeta e que a solução é reduzir o número de humanos.

Trabalho e infância na literatura infantil e juvenil (parte 1)

Das teses decisivas sobre a importância da infância ao surgimento de uma produção literária destinada aos pequenos leitores neste estágio da vida, as crianças pobres, leia-se mão de obra barata, sempre foram invisíveis.

Pequenas perguntas, grandes questões

Confira respostas de especialistas.