Carbono: essencial e versátil

Considerado vilão da crise climática, elemento químico é essencial para a existência de todos os organismos vivos do planeta Terra e é o mais versátil da tabela periódica, com inúmeras aplicações em nosso cotidiano.

Nióbio: salvação ou promessa brasileira do século 21?

Talvez, você já tenha lido nas redes sociais que a exploração do nióbio seria a ‘salvação’ para a economia do Brasil. Isso procede? O que é fato sobre esse elemento químico? Que propriedades o fazem tão especial?

Deus e o Diabo na literatura dirigida à infância

Como estratégia para conquistar as crianças indígenas, o padre jesuíta José de Anchieta valia-se de autos e recitais de poesia.

Pelos caminhos da química

De Córdoba a São Paulo, docente da USP conta sua trajetória por meio das pesquisas e trabalhos que realiza em áreas como a eletroquímica.

O preço de viver sem risco de câncer

O rato-toupeira-pelado e o rato-cego-mediterrânico – animais longevos e que não desenvolvem câncer – prometem ser um modelo experimental de sucesso.

Criatividade a serviço da ciência

Ganhador do Nobel em 2016, Sir Fraser Stoddart compara o ofício do cientista químico ao de um pintor, ao ser capaz de criar seu próprio objeto de trabalho. No seu caso, as revolucionárias máquinas moleculares artificiais.

O Brasil é mesmo o país com maior quantidade de florestas do mundo?

Vídeo produzido pelo Observatório do Clima chama atenção para a necessidade de postura crítica diante de afirmações que são disseminadas sem preocupação com a fonte de dados.

Entre a euforia e a depressão

No documentário Lithium – Manhattan Manic City,portadores de transtorno bipolar de humor falam sobre as várias facetas da doença, a dificuldade de aceitá-la e os motivos da resistência ao tratamento com lítio.

Sensores luminescentes: Confiáveis para detectar explosivos?

Eles são usados em aeroportos para testes de triagem de suspeitos de carregarem ou terem tido contato com explosivos. Mas esses equipamentos são totalmente confiáveis? Estudo de um grupo de pesquisadores brasileiros atacou essa questão. E a resposta foi surpreendente.

Mais as coisas mudam…

Um dito popular prega que, quanto mais mudamos as coisas, mais elas permanecem as mesmas. Na matemática, atacar problemas com base naquilo que não se altera nelespode ser uma estratégia poderosa para saber se eles têm ou não solução.

Os maravilhosos tijolos da natureza

Hoje – com base no fato de que tudo é feito de átomos –, somos capazes de manipular esses tijolos da natureza para produzir novas formas de matéria, que, muitas vezes, são a base de novas tecnologias presente em nosso cotidiano.

Na estante

Resenha do livro Os elementos, uma exploração visual dos átomos conhecidos no Universo, de Theodore Gray

A Guerra Fria na tabela periódica

Embate entre superpotências teve importantes reflexos na organização dos elementos químicos. Época foi marcada por uma disputa acirrada pela síntese e denominação dos chamados 'transférmios'.

Pequenas perguntas, grandes questões

Confira respostas de especialistas.