Pioneira na genética

Primeira mulher a se doutorar em história natural no Brasil, Chana Malogolowkin descobriu uma linhagem de drosófilas que não gerava machos, e usou, pela primeira vez, os órgãos genitais dessas moscas para classificar as espécies irmãs.

Educadora e aprendiz da ciência e da vida

Da área de geografia social, Júlia Adão Bernardes, professora e pesquisadora, narra sua trajetória de décadas na academia, com produção científica sempre comprometida com a superação da exploração e da opressão.

Radiômica, inteligência artificial e radioterapia

O uso inteligência artificial ajudou uma equipe de pesquisadores a determinar a probabilidade de falha em tratamentos de câncer. No futuro, isso poderá levar a doses individualizadas de radiação.

De onde menos se espera

Atletas de elite que têm um gênero específico de bactérias no intestino apresentam recuperação muscular mais acelerada e, consequentemente, melhor desempenho.

Os anabolizantes e o cérebro

Muito além do ganho de massa muscular e da perda de gordura corporal, os efeitos dos esteroides incluem dependência e transtornos psiquiátricos como depressão, ansiedade, agressividade, insônia e até suicídio.

Literatura em tempos sombrios

Os déspotas, esclarecidos ou não, sabem da força e da potência da arte e da literatura, por isso precisam destruí-las.

Lição da natureza sobre diversidade

Uma das vozes mais proeminentes na Colômbia sobre ecologia e desenvolvimento sustentável, a bióloga Brigitte Baptiste conta o que a natureza e a abertura à mudança podem ensinar à humanidade sobre a importância da diversidade e a construção de um mundo sustentável.

O que nos ensina a vida em ambientes extremos?

Reflexões resultantes do diálogo entre um professor do ensino médio e um pesquisador na área de microbiologia molecular.

Posso usar a sua localização?

Aplicativo para crédito rural usa georreferenciamento e nos faz refletir sobre vantagens e desvantagens do monitoramento da nossa posição geográfica no mundo .

Ponte entre o passado e o presente

Mais do que se propor a retratar conteúdos históricos, série Vikings promove reflexão sobre o papel da violência na construção da sociedade ocidental e defende a valorização da diversidade cultural como caminho para o entendimento entre os povos.

Mais que um sistema de saúde

Estudo sobre programas de plantas medicinais e fitoterápicos aponta que tradição e globalização convivem no SUS, e que essa dualidade irá fortalecer e ampliar o próprio sistema de saúde.

Retrocessos: financiamento e pseudociência

No momento em que a pesquisa no Brasil sofre retrocesso em seu financiamento, outro fato ‒ tão preocupante quanto ‒ ganha espaço nesse cenário desalentador: a pseudociência.

Ciência (também) se aprende brincando

Jogos digitais e analógicos, criados por universidades e instituições de pesquisa, são ferramentas promissoras para despertar o interesse pelo conhecimento científico, de forma lúdica.