Museu Nacional: saindo do luto, indo para a luta

Depois de um ano do incêndio no museu mais antigo do Brasil, a instituição está virando a página e apresenta um balanço do apoio recebido e dos resultados alcançados até agora.

Um debate quente sobre a Amazônia

Ex-diretor do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), o físico Ricardo Galvão esclarece como funciona o monitoramento de desmatamento e queimadas, alertando para a ‘savanização’ da floresta .

Robôs magnéticos contra bactérias

Robôs controlados magneticamente são capazes de exterminar os biofilmes, que são colônias de bactérias com efeitos devastadores não só para o corpo humano (infecções e outras complicações), mas também para a indústria, setor em que geram prejuízos anuais na casa dos bilhões de dólares.

Os Vingadores do mundo animal

Alguns animais com habilidades incríveis seriam candidatos perfeitos para formar uma equipe tão imbatível quanto a dos super-heróis dos quadrinhos

Na contramão do pensamento científico

O embate entre ciência e religião ocorre, pelo menos, desde o século 15. Desde lá, a ciência vem avançando e desvendando muitos aspectos sobre o mundo físico, enquanto a religião tem se ocupado de teses que pretendem questionar a noção de que a vida na Terra se formou por leis naturais. Uma delas é o design inteligente, que atualmente busca se estabelecer como grupo de pesquisa dentro de universidades.

O valor do ‘lixo’ eletrônico

O reaproveitamento das valiosas matérias-primas contidas em equipamentos eletrônicos, desde celulares a televisores, contribui para reduzir a poluição ambiental e é alternativa à crescente escassez de recursos naturais.

Quase três séculos de atraso

O estudo das reparações por erros históricos, como a escravidão nas Américas, pode lançar luz na luta por justiça social, no combate ao racismo, à supremacia branca e às desigualdades raciais.

Sexualidade e gênero na pauta da escola

Reflexões resultantes do diálogo entre uma professora do ensino médio e um pesquisador na área de educação, gênero e sexualidade.

A busca incansável pela insulina

A história da purificação do hormônio que regula o metabolismo de açúcar no organismo contém percalços que acabaram superados com um acordo de cavalheiros entre os quatro cientistas envolvidos na pesquisa. Mas o principal deles não foi contemplado com o Nobel como merecia.

Diante da cegueira botânica

Pesquisa constata o “apagamento” das plantas no ensino de biologia e propõe sequências didáticas alternativas, com materiais de fácil acesso, para despertar o interesse de estudantes e professores.

Ressonância e envelhecimento cerebral

Todos os órgãos envelhecem do mesmo modo? Ou cada um à sua maneira? Ainda não há resposta definitiva para essas perguntas. Mas uma nova técnica traz novos dados para a discussão e ajuda a entender como se dá o envelhecimento cerebral.

Física por prazer e vocação

Cientista e mãe de duas filhas, Andrea Latgé relembra sua trajetória em uma área predominantemente masculina, enfatiza a importância do amor pela profissão e destaca a necessidade de experimentar para encontrar o caminho certo.

Os hackers da biologia

Longe das universidades e centros de pesquisa, o movimento biohacking aplica o conceito de ciência aberta, desenvolvendo pesquisas fora de laboratórios especializados e construindo equipamentos de baixo custo para tornar a ciência acessível à toda a sociedade.

Antropoceno: uma nova época?

Transformações da paisagem terrestre provocadas pela ação humana podem configurar o mais recente recorte na escala de tempo geológico. Não podemos mais compreender a natureza sem compreender a sociedade.

Literatura e meio ambiente

Reflexão sobre os desastres ambientais da atualidade inspirada em Graciliano Ramos e Sá e Guarabyra.

O mundo sob a perspectiva de cima

As imagens, mais do que representar o espaço, colaboram com os procedimentos de construção do pensamento geográfico.

Chernobyl: a melhor investigação nuclear dos últimos tempos

Série reconstitui causas e consequências da explosão na usina nuclear soviética e apresenta retrato realista da época e do lugar do acidente.

De grão em grão…

Somar é uma das primeiras coisas que aprendemos na escola. Mas a adição pode nos ‘pregar peças’ ‒ por exemplo, a soma de números cada vez menores pode ser... finita. Isso é sempre assim? Ou toda regra tem exceção?

O desafio pela vida

Quando se gasta energia para organizar algo, necessariamente outra coisa é desorganizada. Essa é uma poderosa lei da física. E ela tem tudo a ver com fenômenos tão distintos quanto a vida, a organização de cartas de baralho e o aquecimento global.

Na estante

Livro traz o olhar de um jornalista sobre uma expedição científica à lendária Cidade Branca, cuja existência, anunciada no século 16, ainda era um mistério.

Pequenas perguntas, grandes questões

Confira respostas de especialistas.