O percurso da Aspirina

O registro do uso do salgueiro para alívio da dor remonta à Antiguidade. Mas o primeiro medicamento à base da planta a ser comercializado no mundo tem pouco mais de 100 anos e carrega uma história com disputas e percalços.

Olhos eletrônicos sobre o desmatamento

Criado há mais de 20 anos diante do aumento das queimadas, o sistema brasileiro de monitoramento por satélites é um dos mais acurados do mundo, capaz de informar, em tempo real, o corte de vegetação e analisar o uso da terra. Desafio é usar informações para preservar a biodiversidade.

Dos vidros à energia solar, a evolução do silício na indústria química

Certamente, você já ouviu falar do silicone usado em cirurgias plásticas. Mas sabia que seu principal componente é o silício? E que esse elemento químico está em alimentos, cosméticos, medicamentos, circuitos eletrônicos e painéis solares?

A outra face das plantas carnívoras

Diferentes dos seres assustadores e perigosos da ficção, as plantas carnívoras podem trazer inúmeros benefícios aos humanos. As orvalhinhas, por exemplo, muito frequentes no Brasil, são capazes de combater diversas doenças, como o câncer, mas sofrem ameaça de extinção.

Metamorfose das moradas para tratar corpo e alma

A transformação arquitetônica dos hospitais ao longo dos séculos revela como o saber médico e a sociedade interferiram no planejamento e na construção dessas edificações.

Drones para mapeamento

Sistemas de navegação e câmeras de alta resolução, entre outros equipamentos sofisticados acoplados a essas aeronaves, permitem obter imagens com precisão, em escalas de extremo detalhe.

Retrato de violência, abandono e resistência

Filme Bacurau compõe um mosaico da realidade do Brasil no passado e no presente e provoca reflexão sobre temas que marcam a sociedade brasileira.

Alimentos sob nova visão da ciência

Reflexões resultantes do diálogo entre uma professora do ensino médio e uma pesquisadora na área de farmácia e nutrição.

A origem da vida

O surgimento da vida é um tema que desperta o interesse da humanidade há milênios e até hoje continua cercado de mistérios. Em uma série de colunas, Alexander Kellner apresenta várias abordagens dessa questão, começando com as explicações dadas por diferentes culturas e religiões.

Bioeconomia, uma oportunidade para o Brasil

Coordenador de prospecção da Fiocruz, Carlos Grabois Gadelha vê o desenvolvimento sustentável, com investimento em ciência e tecnologia, como uma alternativa para o país crescer e vencer desigualdades.

A química da ficção

Será que filmes e quadrinhos falam sobre os elementos químicos com a precisão científica do mundo real?

Carne de laboratório à mesa

O primeiro hambúrguer cultivado a partir de células animais custou US$ 250 mil. Mas pesquisas avançam para baratear o produto, que pode transformar a forma como a humanidade se alimenta, além de amenizar danos da pecuária, como desmatamento e poluição.

A matemática e o ensino do sistema monetário na educação de cegos e surdos

Compreender as dificuldades enfrentadas no dia a dia por alunos com necessidades especiais pode ser o primeiro passo para planejar aulas inclusivas, mas a caminhada ainda é longa.

Literatura como denúncia

Uma análise de como as obras Oliver Twist e Capitães da Areia dialogam entre si e com os tempos atuais

Como e por que identificar emissões de calor?

Usando imagens do termal é possível perceber o estresse em plantas, anomalias na água, variações no microclima nas cidades, focos de incêndio e muito mais.

Médias, médias, médias…

É comum falar em média aritmética. Mas será que faz sentido falar em outras médias? Esse é um problema que os gregos discutiram muito tempo atrás, chegando a várias definições interessantes.

Magnetismo e eletricidade: ciência e pseudociência

Desde a Antiguidade, a humanidade vem acumulando conhecimento preciso e confiável sobre os fenômenos elétricos e magnéticos. Mas hoje, infelizmente, há oportunistas que, com base em ideias pseudocientíficas, vendem produtos que prometem curas ou tratamentos milagrosos.

Na estante

Livro estimula a contemplação da beleza e da complexidade do mundo em que vivemos.

Pequenas perguntas, grandes questões

Confira respostas de especialistas.