Mulheres do Carnaval: uma história quase invisível

A presença feminina foi apagada dos registros de fundação de escolas de samba do Rio de Janeiro. Na maioria das vezes, as mulheres ficam limitadas à exposição de sua aparência nas quadras e nos desfiles. Mas as passistas transformam a objetificação de seus corpos em ferramentas de empoderamento.

Termodinâmica para sistemas microscópicos: Quando as flutuações térmicas passam a ser muito relevantes

O que nos permite descrever um gás de forma precisa, com base em poucas grandezas, como pressão, temperatura e volume? É o fato de ele ter um número inimaginável de constituintes. E se quisermos descrever um sistema microscópico?

Risco no ar que respiramos

Ozônio e material particulado são os poluentes mais preocupantes nas grandes cidades. Artigos científicos mostram que a exposição a esses contaminantes aumenta o risco de apresentar problemas respiratórios, transtornos cardiovasculares e câncer.

Aplicativos de encontro e HIV: prevenção além do risco

Número ainda crescente de casos de infecção pelo HIV na comunidade LGBTI+ estaria ligado ao uso de ferramentas digitais de relacionamento? Pesquisa mostra que essas plataformas não são as grandes vilãs do problema e podem, até mesmo, contribuir para a prevenção.

Precisamos falar sobre sexo… até na escola

Reflexões resultantes do diálogo entre uma professora do ensino médio e um pesquisador na área de infectologia.

A saga dos refugiados na América Latina

Para o geógrafo Helion Póvoa Neto, mesmo com a chegada em massa de venezuelanos no Brasil, é exagero falar em crise migratória no país: “A quantidade de estrangeiros no Brasil, somando imigrantes econômicos e refugiados, não chega nem a 1% da nossa população”.

Veneno e remédio

Alcaloides produzidos pelo fungo ergot, encontrado em grãos de cereais armazenados incorretamente, podem ser altamente tóxicos, mas guardam também uma importante ação terapêutica.

Magneto: o supervilão que não estudou física

Se o grande inimigo dos X-Men soubesse explorar todo o potencial de seu poder de controlar campos magnéticos, ele seria capaz até de ficar invisível e de dominar mentes e poderia se tornar o mais perigoso vilão dos quadrinhos.

O Brasil no espaço

Parceria Brasil-China lança satélites de observação da Terra que beneficiam o sistema de gestão do território no Brasil, além de pesquisas variadas no âmbito acadêmico

Tratamento controlado do câncer

Pesquisadores brasileiros desenvolvem reservatório nanoscópico para liberar, de forma controlada, medicamento usado no tratamento de vários tipos de câncer. Os primeiros testes dessa mostraram resultados ao mesmo tempo surpreendentes e promissores.

Uma vida, dois sonhos

Com potencial para roteiro de filme, a física Vivian Miranda narra uma trajetória de conciliação entre a construção da sua identidade como mulher transexual e a carreira científica.

Sem abrir mão do bife

A ingestão média de 200g diárias de carne vermelha está relacionada a uma maior mortalidade por doenças cardiovasculares, diabetes do tipo 2 e, principalmente, câncer de cólon. Mas existe a possibilidade de enzimas bacterianas neutralizarem esses efeitos nocivos ao organismo humano.

Marte, aqui vamos nós… de novo!

Série sobre os desafios da colonização marciana chega à segunda temporada, colocando em confronto a exploração com fins científicos e os interesses da iniciativa privada.

Hecatombe do oxigênio

Após o surgimento da primeira célula, a vida evoluiu, mas não sem problemas. Nesta coluna da série sobre a origem dos seres vivos, são apresentados os árduos passos dados pelos organismos até a diversificação da flora e fauna tal qual conhecemos hoje.

No meio do rap, tinha ciência

Projeto estimula o diálogo entre artistas das favelas do Rio de Janeiro e cientistas, aproximando temas de saúde pública das comunidades por meio de música.

Samovar em Mesquita

Pensava que se tivéssemos um, pousado sobre o fogão de três bocas, nossa cozinha de tijolos aparentes e sem reboco poderia fazer parte do cenário de um romance russo.

Zerando as urnas

Três urnas com bolinhas. Nossa tarefa: esvaziá-las, seguindo duas ações simples. A solução nos levará ao mundo dos algoritmos, nome complicado para algo presente em computadores, celulares e até nas operações matemáticas mais básicas.

Ciência: use com cuidado

Coach quântico? Terapeuta quântico? Fique atento a oportunistas (principalmente, nas mídias sociais) que extrapolam a validade de conceitos científicos para dimensões em que eles não se aplicam ou não fazem sentido e prometem resultados que não podem cumprir.

Na estante

O livro nos leva a uma reflexão séria sobre a interação entre os ecossistemas e os sistemas econômicos e todos os seus efeitos sobre a natureza e o próprio destino do planeta Terra .

Pequenas perguntas, grandes questões

Confira respostas de especialistas.

Open chat
Powered by