O melhor da paleontologia em 2012

Olá, pessoal!

Novamente estamos fazendo uma enquete para que você, leitor da ‘Caçadores de fósseis’, possa escolher a mais interessante descoberta abordada pela coluna em 2012.

A votação acaba em 5 de março e o resultado será divulgado na coluna do dia 8.

Para relembrar os temas e tomar uma decisão, você pode conferir a seguir as cinco descobertas que foram selecionadas.

Um dinossauro na gaveta
Nova análise de fósseis encontrados na Tanzânia e guardados há décadas indica que eles podem pertencer ao mais antigo dinossauro conhecido. O estudo, tema da coluna de Alexander Kellner deste mês, sugere que a evolução desses animais foi mais lenta do que se supunha.

O dente da preguiça gigante
Fóssil encontrado em Sergipe traz evidência direta da interação entre a nossa espécie e esses animais. A descoberta, tema da coluna deste mês de Alexander Kellner, suscita questões sobre como se comprova a alteração de um material pela ação humana e quando essa megafauna se extinguiu.

Embriões de 278 milhões de anos
Pesquisadores do Brasil e do Uruguai encontraram os mais antigos restos de répteis aquáticos associados a embriões de que se tem notícia. O achado, tema da coluna de maio de Alexander Kellner, fornece evidências sobre as estratégias reprodutivas desses animais primitivos.

Os primeiros tetrápodes
Fósseis descobertos em depósitos de cerca de 348 milhões de anos na Escócia abrem uma janela para melhor compreender como os vertebrados conquistaram a terra firme. O achado é tema da coluna deste mês de Alexander Kellner.

O fantasma de um inseto
Nova espécie encontrada em depósitos de 370 milhões de anos na Bélgica é tema da coluna de Alexander Kellner deste mês. Embora não esteja bem preservado, o fóssil pode ajudar na compreensão dos estágios iniciais da ocupação dos ambientes terrestres.

Participe!