Ciência para ser apreciada

A ciência foi parar na galeria de arte. Essa é a sensação que se tem ao visitar a exposição ‘Se liga!’, no Centro Cultural Banco do Brasil, no Rio de Janeiro. O local que recebeu cinco das 20 exposições mais visitadas no mundo durante o ano passado agora abre espaço para cientistas, teorias e experimentação na mostra que coloca ciência, arte e imaginação lado a lado. São três salas repletas de informação e interatividade em forma de vídeos, jogos, pinturas e fotografias.

Existe um ponto inicial para a criação de artistas e cientistas? Se existe, qual é esse ponto? Para os organizadores da exposição, o essencial é ter a mente aberta, pronta para a imaginação fluir e atingir a criação. É assim que o visitante começa sua jornada pela mostra. A primeira das três salas é um ambiente onde tudo propicia o exercício da imaginação. A luz, o som e o material disponível são um chamado para inventar. Rodeados por sombras, adultos e crianças têm a oportunidade de experimentar sem compromisso.

A pesquisa dos organizadores permitiu uma seleção de artistas – brasileiros e estrangeiros – que dialogam de muito perto com a ciência, seja no conceito contido na obra, seja na técnica de trabalho

Obras de arte contemporânea e conhecimento científico se alternam a partir da segunda sala. A pesquisa dos organizadores permitiu uma seleção de artistas – brasileiros e estrangeiros – que dialogam de muito perto com a ciência, seja no conceito contido na obra, seja na técnica de trabalho. “O artista, assim como o cientista, também pensa, inventa e pesquisa com interesse nos fenômenos do mundo”, comenta Diogo Rezende, diretor de arte e um dos curadores da exposição.

A multidisciplinaridade atravessa a sala. Matemática, física e biologia estão presentes em um jogo sobre os clássicos cinematográficos da ficção científica e nas fotografias do coelho geneticamente modificado para brilhar no escuro de Eduardo Kac, artista brasileiro que é um dos pioneiros da ‘bioarte’ – forma de arte produzida em laboratório e que utiliza como substrato seres vivos.

Conteúdos que tantas vezes vimos na escola estão espalhados pela mostra das maneiras mais improváveis. “Apresentar essa exposição é popularizar e desmistificar tanto a ciência, quanto a arte”, afirma Rezende. “O diferencial da mostra ‘Se liga!’ é tornar o que se aprende em sala de aula mais agradável e natural.”

Exposição 'Se liga!'
A terceira sala da exposição explora os limites da arte e da ciência em uma instalação com ares de mistério. (foto: Tuna Mayer e Roberto Pontes)

As fronteiras – da ciência e da arte – estão representadas por algumas obras na terceira sala da exposição. Conceitos abstratos e de difícil compreensão, como o multiverso, buracos negros ou o próprio tempo, dividem espaço com obras que abusam da tecnologia e da especulação científica.

Aproximar arte contemporânea, ciência e público de todas as idades. Essa é a proposta – que funciona muito bem – da exposição ‘Se liga!’. “Existe o mito do cientista que precisa estar isolado, sem interagir com a sociedade. A arte também possui um mito de se distanciar das pessoas, de que é necessário ser um conhecedor para poder apreciar as obras. Reunimos todos esses elementos para mostrar que todo mundo pode apreciar arte e entender um pouco de ciência”, encerra Rezende.

Confira mais imagens da exposição.

 

Exposição ‘Se liga!’
Centro Cultural Banco do Brasil – Rio de Janeiro
Rua Primeiro de março, 66 – 2º andar – Centro – Rio de Janeiro
Até 25 de maio; de quarta a segunda, das 9h às 21h
Entrada gratuita

Everton Lopes
Ciência Hoje On-line

Clique aqui para ler o texto que a CHC preparou sobre esse assunto.