Pelo fim das verrugas

Uma pomada produzida na Universidade Federal do Alagoas (Ufal) promete tornar eficaz e indolor o tratamento contra verrugas genitais causadas pelo vírus do papiloma humano (HPV). Desenvolvido a partir de cascas do tronco de uma árvore conhecida como barbatimão, o medicamento causa regressão das verrugas e diminui a quantidade do vírus no organismo sem causar efeitos colaterais.

A ideia de usar o barbatimão para tratar as verrugas genitais surgiu da sabedoria popular. Segundo Luiz Carlos Caetano, farmacêutico e coautor da pesquisa, a planta é conhecida por fazer contrair o tecido do canal vaginal e, por isso, é chamada popularmente de casca da virgindade. “Achamos que essa característica do barbatimão poderia causar também a contração e regressão do tecido das verrugas”, explica.

Durante 12 anos, a equipe de Caetano buscou a fórmula ideal da pomada até descobrir que 20% do medicamento deveriam ser compostos pelo extrato da casca de barbatimão. A nova fórmula foi testada em 46 pacientes portadores do HPV e que apresentavam verrugas na parte externa dos órgãos genitais.

“Os pacientes foram acompanhados por três anos e não apresentaram recidiva da lesão”

Após dois meses de tratamento, as verrugas de todos os pacientes sumiram sem deixar cicatrizes. Caetano aposta que, em alguns casos, a regressão total das verrugas pode ser atingida em menos tempo. “Percebemos que, nesses pacientes, a pomada deveria ser usada duas vezes ao dia durante dois meses, mas o tempo de cura pode ser ainda menor”, explica.

Segundo Manoel Álvaro Neto, médico do Hospital Universitário da Ufal que também participou da pesquisa, em nenhum dos casos as verrugas voltaram a aparecer. “Os pacientes foram acompanhados por três anos e não apresentaram recidiva da lesão”, explica. Caetano acrescenta que o resultado foi positivo mesmo em pacientes imunodeprimidos como os portadores do vírus da Aids. “Nós tratamos crianças, idosos e pessoas com HIV e as verrugas sumiram completamente, sem deixar marcas ou retornar após o término do tratamento.”

Pomada de barbatimão
Feita a base de barbatimão, a nova pomada promove a regressão de verrugas genitais causadas pelo HPV sem causar efeitos colaterais e sem reaparecimento da lesão. (foto: Luiz Carlos Caetano)

Além da eficácia, o tratamento feito com a pomada de barbatimão se destaca pela ausência de efeitos colaterais. Atualmente, as verrugas genitais são eliminadas através de processos invasivos e doloridos como o bisturi elétrico e a cauterização. “Já existem tratamentos com pomadas, mas elas atingem células saudáveis que ficam ao redor da verruga e podem causar deformações e lesões ainda mais graves”, complementa Caetano.

Mecanismo de ação

Para combater as verrugas, a nova pomada faz uso do próprio sistema de defesa do barbatimão. Segundo Caetano, a casca do tronco da árvore é rico em taninos, um conjunto de substâncias que protegem a planta do ataque de herbívoros e de microrganismos causadores de doença. No caso das verrugas, os taninos causam a desidratação e morte do tecido sem atingir as células saudáveis.

Além da regressão das verrugas, a pomada é capaz de alterar a estrutura de proteínas do HPV, eliminando parte da carga viral. No entanto, ainda não é possível associar o medicamento à cura do HPV

Além da regressão das verrugas, a pomada de barbatimão é capaz de alterar a estrutura de proteínas do HPV, eliminando grande parte da carga viral. No entanto, ainda não é possível associar o medicamento à cura do HPV. Sexualmente transmissível, o vírus tem mais de 200 tipos e alguns causam manifestações mais graves do que as verrugas, como cânceres de colo de útero, pênis e ânus.

Agora, a equipe irá avaliar a atuação da pomada de barbatimão contra um dos cânceres causados pelo HPV. “Tratamos uma paciente com câncer de colo de útero grau 2 e a doença foi reduzida para grau 1”, diz Caetano.

Além disso, indústrias farmacêuticas interessadas em produzir e comercializar a pomada entraram em contato com a equipe. “Estamos tentando conseguir a patente do medicamento, o que pode levar de três a quatro anos”, completa.

Mariana Rocha
Ciência Hoje On-line

Matéria publicada em 25.04.2013

COMENTÁRIOS

  • Joelma Amaral

    Estou com essas verrugas nas partes íntimas é no ânus é não sei o que fazer,no desespero fui pesquisar na Net e vi falar que se colocase o leite de Aveloz elas caiam só que piorou tive queimadura na varginal elas ficaram maior,vermelha,inchado e nem aguento andar é até no anos tem é cada dia lamenta mais .por favor me ajudem onde posso comprá essa pomada?vcs vendem? Obs:se quiser mando foto de como tá
    Estou desesperada……..

    Publicado em 31 de maio de 2018 Responder

    • Diana

      Oi Joelma, consegui comprar a pomada de barbatimão pela internet, diretamente de um fabricante em Maringá/PR. Comecei a usar hoje, então ainda não posso dar minha opinião. Segue site para vc ver: http://www.ingasaboaria.com.br. Espero ter ajudado e espero que vc melhore logo.

      Publicado em 20 de fevereiro de 2019 Responder

      • Kaue

        Conseguiu algum resultado?

        Publicado em 28 de março de 2019

  • Noah

    Sensacional! Parabéns aos envolvidos no desenvolvimento dessa pomada. Essa é a medicina do futuro!

    Publicado em 3 de junho de 2018 Responder

  • Wanderson

    comecei a usar dia 17/04/2019… estou seguindo rigorosamente a receita. espero ficar livre logo e postar o resultado aqui.

    Publicado em 20 de abril de 2019 Responder

    • Anônimo

      Boa noite Wanderson,
      Por favor, onde vc conseguiu comprar essa pomada.?

      Publicado em 21 de abril de 2019 Responder

      • Anônimo

        Mercado livre

        Publicado em 11 de junho de 2019

    • Anônimo

      Algum resultado?

      Publicado em 11 de junho de 2019 Responder

    • Julia

      Deu resultado?

      Publicado em 1 de agosto de 2019 Responder

  • Vitor

    Usei Podofiloxina Creme, e sumiu todas que eu tinha, eu tinha uma camada bemmm grossa elevada no penis, estava realmente HORRIVEL, comprei ela no Reino Unico, mas vi que aqui a EuroClinix vende tbm…

    Publicado em 16 de maio de 2019 Responder

    • charles alves

      alguma novidade? eu to pensando em comprar, meu urologista cauterizou as minhas com acido duas vezes e elas voltaram, agora ele quer cauterizar com eletricidade mas to com medo de voltar também.

      Publicado em 15 de junho de 2019 Responder

    • Luis

      Boa noite.
      Podia me mandar foto da pomada que usou para o hpv, para ver se consigo comprar em Portugal ou na net?

      Publicado em 16 de julho de 2019 Responder

  • Xj

    Estou usando a pomada de barbatimao há 2 meses, e as verrugas aumentaram.😞

    Publicado em 14 de junho de 2019 Responder

  • Anônimo

    Tem varios chás muito bom para essa praga dessa doença, como o cipó mil homens, chapéu de couro, bardana

    Publicado em 23 de julho de 2019 Responder

Envie um comentário

CONTEÚDO RELACIONADO

Estratégia antiviral polivalente

Estudo feito por pesquisadores de Brasil e Portugal identifica moléculas promissoras para o desenvolvimento de fármacos e vacinas contra diversos tipos de vírus.

Inovação no combate a doenças neurológicas

Novas estratégias para o transporte de fármacos até o cérebro abrem portas para o desenvolvimento de terapias para doenças como a de Alzheimer e tumores cerebrais.