Sobrecultura

O cinema vai ao museu

Philippe Dubois, considerado hoje um dos grandes pesquisadores do campo da imagem, fala da relação do cinema com a arte contemporânea. Afinal, como se deu essa aproximação? O teórico francês responde em entrevista ao 'sobreCultura', suplemento trimestral da CH.

Era de Hobsbawm

Antropólogo homenageia historiador recém-falecido e comenta sua importância para os estudos sobre trabalhadores e camponeses.

Teatro para respirar

Há uma década a Companhia Marcos Damaceno tenta desvendar a complexidade do ser humano em suas montagens. Em salas pequenas, público e atores sincronizam a respiração para mergulhar juntos nas profundezas do drama experimental.

Fé no ócio

André Garcia, fundador da Estante Virtual, maior loja 'on-line' de livros usados e seminovos do país, quer agora apresentar ao mundo o regime de trabalho de sua empresa, considerado por ele revolucionário. Confira no ‘sobreCultura’, suplemento trimestral da CH.

Imagens do Barão

Grandes chargistas do início do século passado retrataram, geralmente de forma positiva, o Barão do Rio Branco. Alguns de seus trabalhos estão em cartaz até o final de outubro na Biblioteca Nacional, no Rio de Janeiro.

Notícia em quadrinhos

As HQs começam a despontar como veículo alternativo para informações jornalísticas. Apesar disso, ainda há discussão no meio sobre o que exatamente o jornalismo em quadrinhos engloba.

A experiência de K.

O cientista político Renato Lessa discute o romance 'K.', de Bernardo Kucinski. Mesclando fato e ficção, o livro vai além do registro e da denúncia de um episódio típico da ditadura. A resenha faz parte do 'sobreCultura 10', suplemento trimestral da CH.

Imagens palpáveis

Exposição reúne 12 fotógrafos contemporâneos e propõe atenção a novos sentidos, em particular o tato, num mundo que privilegia a visão. Para Mauro Trindade, curador da mostra, esse sentido permite uma compreensão mais segura de nossa realidade.