Documentário baseado nas reflexões do filósofo alemão sobre a cultura, nos anos 1968 e 1969, e seu efeito nos estudantes e na sociedade da época é relembrado na seção Perdidos & Achados do sobreCultura.
Republicação de ‘Invenção de Orfeu’, de Jorge de Lima, é justa homenagem ao poeta alagoano, aponta resenha no sobreCultura. Obra inclui o longo poema do título, o percurso formativo do autor, ensaios críticos e documentos inéditos.
Em entrevista ao sobreCultura, Marcelo Paiva de Souza questiona o estranho silêncio no Brasil em torno de Witold Gombrowicz, escritor polonês que viveu por duas décadas exilado na Argentina e deixou uma obra vigorosa e inovadora.
Mostra de filmes surrealistas em cartaz no Rio de Janeiro traz raros documentários do pai do cinema científico, o biólogo e cineasta francês Jean Painlevé.
Imagens violentas das ‘Jornadas de junho’ de 2013 são analisadas no sobreCultura um ano após as manifestações populares ocorridas no país. Vários registros audiovisuais tornaram-se visíveis e extrapolaram enquadramentos da mídia massiva.
Em busca do debate cívico, ‘homens de ideias’ argentinos buscaram aliados em formações políticas minoritárias, uma vez que nunca contaram com a simpatia de partidos de amplo apoio popular, aponta ensaio no sobreCultura deste mês.
Em entrevista ao sobreCultura, o crítico Ronaldo Brito fala dos ícones da arte moderna brasileira e sua repercussão no cenário internacional hoje.
Relato de um infanticídio, central no livro ‘Dar a alma’, do italiano Adriano Prosperi, é comentado no sobreCultura por historiador da USP. Resenha reforça a necessidade apontada no romance histórico de discutir temas éticos contemporâneos.