Sobrecultura

A estátua da estátua

Um encontro insólito na Flip: o esbarrão do repórter com a estátua viva da famosa escultura de Carlos Drummond de Andrade. Conversamos com o ator que a representa.

Amou-o

Leitura pública feita por José Luís Peixoto de seu livro 'Morreste-me' é até agora o momento mais emocionante da Flip. A obra, uma declaração de amor ao pai do escritor, ainda é inédita no Brasil, mas a apresentação da última sexta-feira pode ser ouvida na íntegra na 'CH On-line'.

O Brooklyn no Cantagalo

De que se trata a Flupp, a Festa Literária das UPPs que leva literatura a favelas pacificadas e que promoveu no Cantagalo, comunidade da zona sul do Rio de Janeiro, encontro com autores que estiveram na Flip? Repórter do ‘sobreCultura’ tenta responder à pergunta.

Profissão: curador

'sobreCultura' conversa com o jornalista Miguel Conde, curador da última Flip e já confirmado no cargo para o próximo ano. Ele avalia sua atuação à frente da maior festa literária do país.

Renascentistas em primeira mão

Dois livros lançados recentemente no Brasil reavivam a obra de Giorgio Vasari, autor fundamental para a história da arte e amigo de artistas como Michelangelo. Leia matéria do 'sobreCultura 9', suplemento trimestral da CH.

Arte comentada na rede

Página criada por historiador da arte reúne e analisa criticamente pinturas, esculturas, desenhos, textos e músicas dos últimos 20 séculos. Veja no 'sobreCultura'.

Entre delírios e monstros

Nosso suplemento cultural entrevistou a artista australiana Patricia Piccinini, autora de obras que transitam no limiar entre realidade e ficção, ciência e ética. Ela conta sobre as inspirações para seu trabalho, seu processo criativo e o retorno que tem recebido do público.

Relatos de vida

Testemunhos de escravos e alforriados brasileiros na nova edição do sobreCultura.

Abrir Chat