Sobrecultura

Levanta, sacode a poeira

Em entrevista ao sobreCultura, Marcelo Paiva de Souza questiona o estranho silêncio no Brasil em torno de Witold Gombrowicz, escritor polonês que viveu por duas décadas exilado na Argentina e deixou uma obra vigorosa e inovadora.

Ciência e fantasia nas telas

Mostra de filmes surrealistas em cartaz no Rio de Janeiro traz raros documentários do pai do cinema científico, o biólogo e cineasta francês Jean Painlevé.

Multiplicidades e dissenso

Imagens violentas das ‘Jornadas de junho’ de 2013 são analisadas no sobreCultura um ano após as manifestações populares ocorridas no país. Vários registros audiovisuais tornaram-se visíveis e extrapolaram enquadramentos da mídia massiva.

Os intelectuais na Argentina

Em busca do debate cívico, ‘homens de ideias’ argentinos buscaram aliados em formações políticas minoritárias, uma vez que nunca contaram com a simpatia de partidos de amplo apoio popular, aponta ensaio no sobreCultura deste mês.

A morte indolor da arte

Em entrevista ao sobreCultura, o crítico Ronaldo Brito fala dos ícones da arte moderna brasileira e sua repercussão no cenário internacional hoje.

Uma história da alma

Relato de um infanticídio, central no livro ‘Dar a alma’, do italiano Adriano Prosperi, é comentado no sobreCultura por historiador da USP. Resenha reforça a necessidade apontada no romance histórico de discutir temas éticos contemporâneos.

Mídia e debate público

Na seção Dois Pontos do sobreCultura, pesquisadoras questionam se os meios de comunicação contribuem para a democratização do conhecimento e discutem qual é o papel da regulamentação da mídia nesse processo.

Welles e Quixote

Filmes do cineasta norte-americano sobre o fidalgo tresloucado são relembrados no sobreCultura e analisados sob nova perspectiva.

Abrir Chat