Sobrecultura

Otto Maria Carpeaux

Vida e obra do ensaísta e crítico austríaco-brasileiro, marcadas pela cultura universal e repulsa ao despotismo, são analisadas no sobreCultura.

A nova ordem das coisas

Meio século depois do golpe militar, sobreCultura analisa Ato Institucional n° 1, que dava ao governo o poder de cassar mandatos legislativos, suspender direitos políticos e subtrair servidores públicos que atentassem contra a segurança do país.

Real e lúdico

Trabalho do artista australiano Ron Mueck, em exposição no Museu de Arte Moderna, no Rio de Janeiro, é analisado no sobreCultura deste mês. Sua habilidade não está em ser realista, mas em achar a situação ideal para transmitir emoções ao público.

Um livro saturnino

Clássico de história da arte, ‘Saturn and melancholy’ é lembrado no sobreCultura 50 anos depois de sua publicação, à luz da época e da cultura em que foi escrito. Análise aponta para existência de uma narrativa subjacente: a emergência do ‘homem de letras’.

Poeta do afeto

Em homenagem ao centenário de nascimento de Vinicius de Moraes, comemorado em 2013, sobreCultura publica manuscrito do Soneto de Fidelidade e analisa obra de um dos escritores mais lidos do país.

De ‘Sahel’ a ‘Genesis’ – A recriação de Sebastião Salgado

Obra e trajetória do fotógrafo brasileiro são analisadas no sobreCultura: enfoque estético do sofrimento, marca de seus primeiros registros, dá lugar a estilo mais épico, com imagens de paisagens e comunidades primitivas.

Produtividade acadêmica

O sistema de avaliação da pesquisa no país ainda gera polêmica. Cientistas discutem na seção Dois Pontos do sobreCultura o que deve ser priorizado na publicação de trabalhos científicos: Quantidade ou qualidade?

Octavio Paz: Menestrel da lucidez

Em entrevista ao sobreCultura, a escritora Maria Esther Maciel relembra a trajetória eclética do Nobel de Literatura mexicano que completaria 100 anos em 2014.

Abrir Chat