Sobrecultura

Caprichos da fortuna

Como deusa furiosa ou rio indomável, essa figura inconstante, para Maquiavel, exige dos homens a habilidade de previsão e preparo.

País da poesia

Sai em português 'O testemunho da poesia', importante obra ensaística do polonês Czesław Miłosz. No livro, o Nobel de Literatura faz um diagnóstico da poesia moderna e esboça panorama da produção poética da Polônia no século 20.

Ausência nas livrarias brasileiras

Em obra clássica, ainda não traduzida no Brasil, Hugo Friedrich reavivou o interesse filosófico pelos ‘Ensaios’ de Montaigne. Sobre este livro escreve o professor de filosofia Luiz Eva, que destaca a cultura humanista e erudição do autor.

Um domingo enfim eternizado

Última novela de Osman Lins, escrita em 1978, é agora publicada em livro. Narrativa inspirada em viagem às praias capixabas pode ser lida como prenúncio da morte do escritor.

Design filosófico

Antes associado à aparência dos objetos cotidianos, o design ganha contornos mais amplos a partir de enfoque humanista. O pesquisador e designer Daniel B. Portugal aborda o tema em ensaio no sobreCultura+.

As astúcias de um intérprete da Antiguidade

Historiador analisa obra do célebre helenista francês Jean-Pierre Vernan, que ampliou a compreensão sobre o legado cultural grego ao revelar uma forma peculiar de inteligência astuciosa que existia na Grécia antiga.

Florença e a experiência das coisas modernas

A observação direta das lutas e fraquezas da vida política de sua cidade deu a Maquiavel material para compor a obra que revolucionou o pensamento político ocidental.

Piano digital

A serviço da boa música, arte e tecnologia se aliam para criar um acervo digital inédito e reunir diferentes versões das obras do compositor polonês Fryderyk Chopin.

Open chat