Sobrecultura

Uma revista, uma época

UFMG retoma antigo instrumento de divulgação da sua produção acadêmica. A proposta atual é transcender os limites das disciplinas e afinar acordes com a pauta internacional.

A antropologia como problema do Ocidente

Em artigo no sobreCultura, o antropólogo Luiz Fernando Dias Duarte analisa os valores que sustentam seu campo de estudo, constituído em diálogo com a alteridade cultural.

Nada mudou

Militante e único índio reconhecido internacionalmente como exilado político, Tiuré Nascimento fala ao ‘sobreCultura+’ sobre a opressão vivida nas aldeias do país durante a ditadura militar e as lutas indígenas atuais.

Arte da guerra

A questão militar ocupa um lugar central nas preocupações de Maquiavel, que acredita que os conflitos são próprios à natureza da política. Sua contribuição singular para o pensamento político está na dimensão ética da articulação entre fins e meios.

A hora e a vez do contrabaixo

Instrumento responsável por dar base harmônica e rítmica às músicas vira protagonista em encontro internacional. Sucesso do evento evidencia evolução na formação de músicos brasileiros.

Criação virtual

Oficina de contos ‘on-line’ atualiza desejo de contar histórias, já presente desde a arte rupestre.

Foco na periferia

À margem dos centros locais e nacionais, o mundo rural atraiu o olhar simultaneamente crítico e afetivo de William Faulkner, Juan Rulfo e Guimarães Rosa. Esse é o ponto de partida de obra lançada no Brasil pelo professor Paulo Moreira, da Universidade Yale, nos Estados Unidos.

De facínora a defensor da liberdade

Nos últimos 500 anos, a reputação de Maquiavel variou muito. O florentino foi visto como diabólico, mentiroso e adulador de déspotas. Só a partir do século 20 veio à tona a figura de um pensador multifacetado e complexo.

Open chat