Sobrecultura

Entre deus e o diabo

Livro resgata a saga do sírio-libanês Benjamin Abrahão, que imigrou para o Nordeste brasileiro na década de 1910 e entrou para a história por se tornar braço direito do padre Cícero e ter sido o único a filmar Lampião e seu bando.

Elas contra a ditadura

Durante o regime militar, três brasileiras usaram o cinema para exaltar a liberdade das mulheres. A produção dessas cineastas foi objeto de estudo de uma historiadora de Santa Catarina.

Ossos, sangue, carne

Em diálogo com o erotismo escancarado da poesia de Hilda Hilst, a paulista Paula Cabral apresenta conjunto de fotografias sobre o tema do desejo.

Humores de Roma

Maquiavel tomou como modelo a República Romana, aquela que no passado foi capaz de atingir a forma mais perfeita de organização política, para compreender a vida política de sua própria cidade e época.

Reflexo da sociedade

A partir de contos dos escritores Machado de Assis e Guimarães Rosa, pesquisador analisa a representação do espelho ao longo da história da literatura.

Tango e tragédia

Ernesto Nazareth faz aniversário. Em homenagem aos 150 anos de seu nascimento, página virtual disponibiliza maior acervo já reunido sobre vida e obra do compositor. Sua morte, porém, permanece um mistério.

Uma viagem para Lucca

Maquiavel visita em missão diplomática a pequena cidade e escreve um elogio à sua vida política, em que a administração mundana e a justiça eram atividades separadas.

Arte na cabeceira

A Escola de Artes Visuais do Parque Lage lança revista ‘Portfolio’, primeira sobre arte contemporânea inteiramente voltada à leitura em ‘tablets’. Número experimental destaca novos museus do Rio de Janeiro.

Open chat