A Rio+20 está aí e a CH On-line selecionou para você alguns dos eventos paralelos mais interessantes abertos ao público.
Basta pensar na enorme mancha azul que é o céu sobre toda a superfície terrestre e na extensão dos oceanos para termos a noção da dominância da cor azul. Entender este predomínio implica uma viagem sobre a interação da radiação solar com as matérias constituintes do planeta.
Astrônomos brasileiros investigam as estrelas mais antigas da Via Láctea para encontrar pistas sobre o início da nossa galáxia.
Economista francês Jean Tirole ganha o prêmio Nobel de Economia pelo estudo de oligopólios e regulação dos mercados. Nas últimas décadas, o laureado construiu propostas regulatórias visando à melhor provisão de serviços concentrados nas mãos de poucas empresas.
O indiano Kailash Satyrathi e a paquistanesa Malala Yousafzai recebem prêmio Nobel da Paz por sua atuação contra exploração infantil e pelo acesso à educação.
Patrick Modiano, escritor francês de origem ítalo-judaica, ganha o prêmio Nobel de Literatura. Seus romances, que relembram o período da ocupação nazista, são pouco conhecidos fora da Europa, mas alguns já foram traduzidos para o português.
Nobel de Química premia trio de cientistas que elevou a resolução do microscópio e permitiu enxergar a realidade em escala nanométrica, revelando vírus, proteínas e o interior das células.
Invenção da luz LED de cor azul, que abriu caminho para uma revolução na iluminação, com o desenvolvimento de alternativas mais econômicas, sustentáveis e eficientes, recebe o prêmio Nobel de Física de 2014.