WebSérie

Uma gigante na Amazônia

Torre de 320 metros no meio da floresta ajudará a determinar papel do bioma na regulação do clima

Síntese facilitada

Nobel de Química de 2010 contempla o desenvolvimento de métodos que permitiram a produção em laboratório de moléculas orgânicas complexas de grande interesse médico e industrial. Prêmio será dividido por um norte-americano e dois japoneses.

Grafeno agraciado

Nobel de Física vai para dois cientistas russos que isolaram material de carbono com espessura de um átomo e que pode levar a uma nova geração de aparelhos eletrônicos, além de ajudar a desvendar alguns fenômenos da física quântica.

Quase lá

Pesquisa para aprimorar a produção do etanol de segunda geração – feito a partir da biomassa de vegetais – teve avanços. Mas o que falta para o Brasil alcançar um patamar industrial?

Proveta premiada

Fertilização in vitro humana garante Nobel de Medicina de 2010 para seu criador, 32 anos depois do nascimento do primeiro bebê ‘de proveta’ do mundo. O prêmio é o primeiro da sequência que será anunciada pela fundação ao longo da semana.

Para não precisar remediar

Graças a avanços tecnológicos, novos contaminantes têm sido descobertos em águas brasileiras. Ainda em grande parte desconhecidos, seus efeitos – maléficos ou não – devem ser compreendidos para evitar consequências mais graves, afirma toxicologista da Unicamp.

Com um sutiã no rosto e uma bactéria na cabeça

Uma semana antes do Nobel, a tradição de sempre: a distribuição das láureas do Ig Nobel, a cerimônia que faz humor com a ciência. Neste ano, destaque para a 'propriedade anestésica' dos palavrões, a relação da asma com montanhas-russas e a intimidade dos morcegos.

Um retorno fundamental

Quem melhor do que idosos para testar novas tecnologias voltadas à terceira idade? No sul dos Países Baixos, uma das regiões mais inovadoras da Europa, são eles que avaliam a utilidade de produtos e serviços de saúde ‘high-tech’.