Aprendizagem de máquina
Como essa técnica computacional está enfrentando os novos vírus

Novos vírus continuam emergindo. E alguns seguem mudando de hospedeiros, como ocorreu recentemente com o vírus causador da covid-19, que passou de um animal para humanos. Esse cenário ganha ares mais dramáticos pelo fato de os mecanismos biológicos envolvidos nesse processo não serem ainda bem entendidos. Modelo desenvolvido por brasileiros foi capaz de predizer o provável hospedeiro natural associado ao vírus da covid-19.

CRÉDITO: ILUSTRAÇÕES ADOBESTOCK


Apesar de ser difícil apontar qual vírus será o próximo a emergir e causar doenças em humanos ou em animais, é possível predizer quais entre os conhecidos têm potencial de emergência

Vírus são elementos biológicos formados por estrutura genética simples e, em sua maioria, por poucas proteínas. Apesar de sua simplicidade estrutural, são abundantes em ambientes onde existe vidalocais em que há formas celulares.

Estima-se que existam 1031 vírus, e a maioria deles infecta bactérias, enquanto pequena parte deles é capaz de infectar humanos e causar doenças. Em grande parte, são fundamentais em processos ecológicos que permitem a outros organismos viverem em equilíbrio.

Irina Yuri Kawashima
Maria Claudia Negret López
Programa Interunidades de Pós-graduação em Bioinformática
Universidade de São Paulo

 Marielton dos Passos Cunha
Plataforma Científica Pasteur-USP
Universidade de São Paulo

Ronaldo Fumio Hashimoto
Instituto de Matemática e Estatística
Universidade de São Paulo

Edição Exclusiva para Assinantes

Para acessar, faça login ou assine a Ciência Hoje

Abrir Chat