Artigo

O que é número?

Aprendemos na escola sobre números negativos. Mas você sabia que, antigamente, eles nem eram considerados números? O conceito de número foi mudando ao longo da história. Será que ele ainda pode mudar no futuro?

O peso da covid-19 em atletas de alto rendimento

Confinamento, afastamento do treino regular e volta súbita às atividades competitivas, como os Jogos Olímpicos, ameaçam saúde física e mental de esportistas, com impactos diretos em seu desempenho. Mas efeitos da pandemia em longo prazo ainda precisam ser mais bem estudados.

Massacre de Manguinhos
Arbítrio e violência contra a ciência brasileira

Dez renomados cientistas do então Instituto Oswaldo Cruz, no Rio de Janeiro (RJ), foram aposentados compulsoriamente e tiveram seus direitos políticos cassados pelo regime militar. Esse episódio sombrio ficou conhecido como ‘Massacre de Manguinhos’.

Câncer de origem infecciosa

Identificado no fim da década de 1970, o vírus HTLV-1 causa tipo grave de leucemia e linfoma e pode ser transmitido de mãe para filho. Para evitar o surgimento de novos casos dessas doenças ligados à infecção, é necessário adotar uma política preventiva capaz de abranger todas as gestantes.

TODAS, TODES, TODOS, TODS, TODXS, [email protected]
Ativismo social, gênero e usos da língua

Você, certamente, já deve ter se deparado com palavras como ‘todxs’, ‘[email protected]’ e ‘todes’. O que você acha disso? Será que o uso do chamado neutro vai se tornar popular? Ou ficará restrito às comunidades que o criaram?

Trabalho por plataformas digitais

Crescente dependência de sistemas digitais para ter algum tipo de ocupação remunerada vem mudando o perfil das atividades econômicas e a forma como os trabalhadores se organizam. Em meio à tendência dessa ‘plataformização’ se espalhar para todos os setores e funções, surge a possibilidade de construir tecnologias autônomas.

Impressão 3D como aliada da perícia criminal

Tecnologia largamente usada em áreas que vão da arquitetura à medicina torna-se ferramenta da química forense para coletas e análises mais precisas de evidências de crimes, como resíduos de disparos de armas de fogo, mordidas e impressões digitais.

Quebra de simetria

A ‘anomalia’ da natureza que permitiu que as coisas existissem

Cada vez que você se olhar no espelho ou tocar em alguma coisa, agradeça à quebra de simetria, fenômeno que fez a natureza criar um pouco mais de matéria do que antimatéria. Resultados recentes vêm mostrando sutilezas desse mecanismo

Open chat