Artigo

Morcegos e vírus mortais

Com raras exceções, as supostas conexões entre morcegos, vírus e doenças em humanos estão baseadas mais em especulação do que em evidências. Por outro lado, é de chamar atenção a história de alguns surtos de doenças relacionadas a morcegos e a análise do sistema imunológico desses animais, que parecem explicar por que eles são potenciais hospedeiros de uma grande diversidade de vírus sem, aparentemente, desenvolver as doenças causadas por eles.

A Terra em foco: Novos paradigmas para a observação da superfície de nosso planeta

Uma nova definição de museu, apresentada em 2019 ao Conselho internacional de Museus, tem sua aprovação adiada e está longe de ser um consenso entre os profissionais e especialistas da área.

Museus do século 21: um desafio para as políticas culturais

Uma nova definição de museu, apresentada em 2019 ao Conselho internacional de Museus, tem sua aprovação adiada e está longe de ser um consenso entre os profissionais e especialistas da área.

Selênio, entre o bem e o mal à saúde

As propriedades fascinantes e controversas desse metal essencial à vida, mas que também tem efeitos tóxicos ao organismo, ainda estão em processo de descoberta. Mais uma demonstração do quanto é fundamental a pesquisa científica.

Como enfrentar o coronavírus?

Esforços chineses e globais para conter a epidemia vão da busca por compreender as formas de contaminação do novo vírus, passando pela definição de seu hospedeiro, até a garantia de ações rigorosas de segurança internacional.

Mulheres do Carnaval: uma história quase invisível

A presença feminina foi apagada dos registros de fundação de escolas de samba do Rio de Janeiro. Na maioria das vezes, as mulheres ficam limitadas à exposição de sua aparência nas quadras e nos desfiles. Mas as passistas transformam a objetificação de seus corpos em ferramentas de empoderamento.

Termodinâmica para sistemas microscópicos: Quando as flutuações térmicas passam a ser muito relevantes

O que nos permite descrever um gás de forma precisa, com base em poucas grandezas, como pressão, temperatura e volume? É o fato de ele ter um número inimaginável de constituintes. E se quisermos descrever um sistema microscópico?

Risco no ar que respiramos

Ozônio e material particulado são os poluentes mais preocupantes nas grandes cidades. Artigos científicos mostram que a exposição a esses contaminantes aumenta o risco de apresentar problemas respiratórios, transtornos cardiovasculares e câncer.

Open chat