Estudo minucioso da biomassa floral de centenas de espécies de plantas de quatro continentes mostra que flores maiores são mais masculinas enquanto as menores são mais femininas,
Pesquisadores brasileiros desenvolvem modelo experimental para estudar como ocorre a infecção desses ‘pequenos grandes’ agentes. Com ele, foi possível elucidar quais proteínas são liberadas durante esse processo.
Quando escutamos o termo ‘saneamento básico’, pensamos em água tratada, rede de esgotos e coleta de lixo... Mas esses serviços são muito mais do que isso. São reconhecidos, pela Organização das Nações Unidas, como direitos humanos.
O conceito de raça não existe biologicamente, é uma construção social de efeitos concretos nas sociedades com colonização europeia, em que indivíduos considerados brancos usufruem de vantagens estruturais, como maior facilidade de ascensão social e acesso a direitos básicos.
A presença de animais polinizadores é essencial para manter e desenvolver a biodiversidade dos centros urbanos, o que contribui para o bem-estar da população, a segurança alimentar e a mitigação dos efeitos das mudanças climáticas.
Ações humanas, como o comércio ilegal de espécies entre diferentes regiões, provocam a disseminação de vírus, bactérias e outros patógenos que põem em risco a sobrevivência de diferentes populações de seres vivos e a vida em todo o planeta.
Base da alimentação e do processo que fornece oxigênio à humanidade, as plantas estão com a saúde ameaçada. Mais do que nunca, é preciso voltar o olhar para elas, se quisermos manter uma vida sustentável no planeta.
Plantas produzem perfumes sofisticados para atrair polinizadores. Essa relação é tão importante que dela depende nossa comida – e, portanto, nossa sobrevivência. Infelizmente, vivemos crise planetária desses insetos.