Artigo

Einstein, a luz e o Nobel de Física de 1921

Einstein é quase sinônimo de relatividade. Mas o físico de origem alemã ganhou o Nobel de 1921 por sua contribuição revolucionária sobre a natureza da luz, mostrando que essa radiação pode ser comportar como partículas em certas situações.

A medicina personalizada e os desafios para o contexto brasileiro

Considerada revolução na promoção da saúde por tratar cada indivíduo antes de a doença aparecer, nova abordagem exige que estudos em genômica reflitam a diversidade da população brasileira e não fiquem restritos a pessoas de ancestralidade europeia.

Os vírus e suas criativas estratégias de reprodução

Enquanto todos os organismos vivos transmitem sua informação genética de geração a geração sempre da mesma forma, os vírus, esses parasitas acelulares, adotam variadas e surpreendentes maneiras de se replicar nas células de seus hospedeiros.

Peste Antonina:
a primeira pandemia do mundo antigo

Doença que atingiu a cosmopolita Roma e todo o Império Romano no século 2 d.C. tornou-se uma epidemia ‘globalizada’ como nunca se havia registrado antes e pode ter matado mais de 15 milhões de pessoas em 27 anos.

Buracos negros
De patologias matemáticas ao Nobel de 2020

Buracos negros – corpos cósmicos devoradores incessantes de luz e matéria – nasceram das equações de uma das mais importantes teorias da física. Por décadas, foram mera curiosidade. Mas, hoje, poucos duvidam de sua realidade’.

De olho em ‘velhos’ e novos antivirais

Corrida por medicamentos capazes de superar a pandemia de covid-19 aprofundou o estudo de uma classe de compostos que inibem enzimas de vírus, os nucleosídeos. Novas estratégias apresentam resultados promissores.

O necessário diálogo entre raça, gênero, educação e ciências exatas

Pesquisas no campo da educação mostram como processos de discriminação associados a raça, gênero, identidade de gênero e orientação sexual têm constituído obstáculos para a aprendizagem e para a progressão educacional, em especial nas ciências ditas ‘exatas’.

O valor do verde no espaço urbano

O isolamento provocado pela pandemia de covid-19 – e a consequente redução do impacto humano no ambiente – trouxe reflexões sobre a importância de preservar e ampliar a cobertura vegetal nas cidades.

Open chat