Artigo

Louis Pasteur e o Brasil

Relação próxima de D. Pedro II com o cientista francês intensificou a influência deste sobre a pesquisa brasileira em doenças infecciosas. Produção científica na área ainda carrega a marca do pensamento pasteuriano.

De vilãs a aliadas: o uso terapêutico de toxinas bacterianas

Toxinas ficaram conhecidas por causarem doenças. Depois, descobriu-se que elas poderiam tratar esses males. Hoje, associadas a moléculas do sistema imune, tornam-se ‘mísseis teleguiados’ que localizam e destroem tumores.

Do Centro ao Pontal, as transformações das praias cariocas

Há mais de três séculos, a paisagem natural do litoral carioca vem sendo modificada pela urbanização, mas a convivência harmoniosa é possível, sem a descaracterização da zona costeira que aumenta a vulnerabilidade às ressacas e à subida do nível do mar.

Ilhas de calor e espaços de conforto

Regiões urbanas, onde se concentra a maioria da população, apresentam temperaturas elevadas. Estudos mostram, entretanto, que áreas protegidas com vegetação e boa circulação de ar reservam focos de frescor.

Ponto de ruptura?

Pandemia de Covid-19 pode criar uma nova ordem mundial de governança e atitudes, mas não representa o fim da longa interação das sociedades humanas com as doenças infecciosas.

Guanabara, os destinos cruzados de uma baía e sua cidade

História ambiental mostra como a degradação do espelho d’água de incomparável beleza está profundamente relacionada ao desenvolvimento urbano do Rio de Janeiro e às transformações de sua população.

A arte de conservar a arte

Entender o comportamento dos materiais envolvidos na produção artística é fundamental para definir as melhores práticas de manufatura, guarda e exposição das obras de um acervo.

5G: A mãe de todas as redes

A conexão internet 5G – apelidada ‘mãe de todas as redes’ – já está disponível comercialmente em alguns países. Ela promete um salto tecnológico cuja distância e feitos ainda mal podemos imaginar. Só há uma certeza: o mundo não será o mesmo.

Open chat