Artigo

BOMBAS NUCLEARES
O que aprendemos sobre esses artefatos nas últimas quase oito décadas?

Tramita, no Senado Federal, sugestão legislativa para a produção de bombas nucleares no território brasileiro. Cercada de mitos e desinformação, a energia nuclear e temas afins seguem polêmicos na sociedade desde a Segunda Guerra. O Brasil teria tecnologia e infraestrutura para fazer um artefato assim?

Astrobiologia e a busca de vida fora da Terra

Como a vida surgiu? Estamos sós no universo? Há milênios, essas questões intrigam a humanidade. A astrobiologia é a ciência que busca respostas para essas perguntas, investigando, por exemplo, a possibilidade de a vida ter vindo do espaço ou de ela existir em outros planetas.

Quando toda a química será verde?

Os impactos da produção industrial já são evidentes em escala mundial. Para que o planeta tenha um futuro sustentável, é preciso trocar de vez materiais e produtos químicos convencionais por matérias-primas e processos ‘verdes’ – a chamada economia ‘limpa’.

Os pequenos notáveis nanomedicamentos

Com partículas invisíveis aos olhos humanos, a nanotecnologia farmacêutica é capaz de desenvolver medicamentos contra o câncer com menos efeitos adversos e as chamadas vacinas de mRNA, tão importantes para combater a pandemia de covid-19

Doença falciforme, racismo e direito à saúde

Considerada problema de saúde pública, patologia genética que afeta o sangue tem maior incidência entre pessoas negras, e pesquisadores analisam como o tratamento é impactado pelo preconceito racial

O que é número?

Aprendemos na escola sobre números negativos. Mas você sabia que, antigamente, eles nem eram considerados números? O conceito de número foi mudando ao longo da história. Será que ele ainda pode mudar no futuro?

O peso da covid-19 em atletas de alto rendimento

Confinamento, afastamento do treino regular e volta súbita às atividades competitivas, como os Jogos Olímpicos, ameaçam saúde física e mental de esportistas, com impactos diretos em seu desempenho. Mas efeitos da pandemia em longo prazo ainda precisam ser mais bem estudados.

TODAS, TODES, TODOS, TODS, TODXS, [email protected]
Ativismo social, gênero e usos da língua

Você, certamente, já deve ter se deparado com palavras como ‘todxs’, ‘[email protected]’ e ‘todes’. O que você acha disso? Será que o uso do chamado neutro vai se tornar popular? Ou ficará restrito às comunidades que o criaram?

Abrir Chat