Em época de pandemias, como a que vivemos neste momento, uma ciência recente, interdisciplinar, tem muito com que contribuir não só para a área de saúde, mas também para a indústria, o meio ambiente e a agricultura. Vamos falar de bioeletroquímica?
Governos e comunidade científica devem estar prontos para buscar respostas rápidas e eficazes para enfrentar novos vírus, bactérias, fungos ou parasitas, o que exige investimento prévio e continuado em pesquisa.
Documentos do Tribunal do Santo Ofício da Inquisição de Portugal revelam a perseguição a africanos, afrodescendentes, indígenas e mestiços por práticas e crenças mágico-religiosas que faziam parte de seu cotidiano no território brasileiro.
Gerontecnologia busca ferramentas para melhorar condições de saúde e interação de idosos de modo a desacelerar processo natural de desgaste físico e mental do organismo.
Com raras exceções, as supostas conexões entre morcegos, vírus e doenças em humanos estão baseadas mais em especulação do que em evidências. Por outro lado, é de chamar atenção a história de alguns surtos de doenças relacionadas a morcegos e a análise do sistema imunológico desses animais, que parecem explicar por que eles são potenciais hospedeiros de uma grande diversidade de vírus sem, aparentemente, desenvolver as doenças causadas por eles.
Uma nova definição de museu, apresentada em 2019 ao Conselho internacional de Museus, tem sua aprovação adiada e está longe de ser um consenso entre os profissionais e especialistas da área.
Uma nova definição de museu, apresentada em 2019 ao Conselho internacional de Museus, tem sua aprovação adiada e está longe de ser um consenso entre os profissionais e especialistas da área.
As propriedades fascinantes e controversas desse metal essencial à vida, mas que também tem efeitos tóxicos ao organismo, ainda estão em processo de descoberta. Mais uma demonstração do quanto é fundamental a pesquisa científica.