Artigo

A educação eurocêntrica e o racismo no Brasil republicano

Artigo mostra como um ensino antirracista pode resgatar a memória da população negra, que começou a ser apagada com ações eugenistas dos governos e da elite entre os séculos 19 e 20

Pandemia e repressão à migração na América Latina

As fronteiras fechadas de Brasil, Argentina e Paraguai impedem o trânsito entre os países, e milhares de pessoas ficam desamparadas, sem qualquer segurança social, mostrando que a ilusão da livre circulação promovida pela globalização não resistiu à emergência sanitária da covid-19.

Pandemia climática

O aumento da temperatura global – e o decorrente derretimento de geleiras – pode levar à liberação de gases e compostos tóxicos, contribuindo para o surgimento de surtos de novas e antigas doenças, ao despertar patógenos congelados na região polar.

O Ártico na máquina do tempo

Aquecimento global decorrente de ações humanas provoca derretimento progressivo da calota polar, levando o planeta a um passado geológico quente e inóspito para a maioria das espécies. É hora de reconfigurar o ‘relógio’ climático.

Magnetismo animal:
o que a ciência sabe sobre o sentido magnético nos seres vivos?

Se animais respondem à luz, gravidade, eletricidade, entre outros fenômenos, por que não responderiam ao campo magnético da Terra? A resposta para essa questão é tema de estudo de vários grupos de pesquisa no mundo, inclusive no Brasil.

Mangues: aliados contra as mudanças climáticas

A proteção dos ecossistemas costeiros é essencial para reduzir as emissões de carbono na atmosfera. Preservar essas áreas poderia ser muito mais lucrativo para donos de terra e para países em desenvolvimento, como o Brasil, do que explorá-las economicamente.

Diversidade sexual das flores

Estudo minucioso da biomassa floral de centenas de espécies de plantas de quatro continentes mostra que flores maiores são mais masculinas enquanto as menores são mais femininas,

Mecanismos de ação dos vírus gigantes

Pesquisadores brasileiros desenvolvem modelo experimental para estudar como ocorre a infecção desses ‘pequenos grandes’ agentes. Com ele, foi possível elucidar quais proteínas são liberadas durante esse processo.