Artigo

Pela valorização dos oceanos na educação

Pesquisas mostram que a maior parte da população brasileira conhece pouco sobre o mar e que o tema é mal representado na educação básica. Para mudar esse cenário, iniciativa chamada ‘cultura oceânica’ busca informar para combater a degradação desse ambiente

Impressão 3D como aliada da perícia criminal

Tecnologia largamente usada em áreas que vão da arquitetura à medicina torna-se ferramenta da química forense para coletas e análises mais precisas de evidências de crimes, como resíduos de disparos de armas de fogo, mordidas e impressões digitais.

Câncer de origem infecciosa

Identificado no fim da década de 1970, o vírus HTLV-1 causa tipo grave de leucemia e linfoma e pode ser transmitido de mãe para filho. Para evitar o surgimento de novos casos dessas doenças ligados à infecção, é necessário adotar uma política preventiva capaz de abranger todas as gestantes.

Trabalho por plataformas digitais

Crescente dependência de sistemas digitais para ter algum tipo de ocupação remunerada vem mudando o perfil das atividades econômicas e a forma como os trabalhadores se organizam. Em meio à tendência dessa ‘plataformização’ se espalhar para todos os setores e funções, surge a possibilidade de construir tecnologias autônomas.

Massacre de Manguinhos
Arbítrio e violência contra a ciência brasileira

Dez renomados cientistas do então Instituto Oswaldo Cruz, no Rio de Janeiro (RJ), foram aposentados compulsoriamente e tiveram seus direitos políticos cassados pelo regime militar. Esse episódio sombrio ficou conhecido como ‘Massacre de Manguinhos’.

Quebra de simetria

A ‘anomalia’ da natureza que permitiu que as coisas existissem

Cada vez que você se olhar no espelho ou tocar em alguma coisa, agradeça à quebra de simetria, fenômeno que fez a natureza criar um pouco mais de matéria do que antimatéria. Resultados recentes vêm mostrando sutilezas desse mecanismo

Violência sexual contra a mulher: pesquisas e debates

O isolamento e os impactos sociais e econômicos decorrentes da pandemia aumentaram a exposição das mulheres a parceiros abusivos e fatores de risco conhecidos, ao mesmo tempo em limitaram o acesso aos serviços de proteção e garantia de direitos.

Flores e frutos na geração de energia renovável

Dispositivos que usam corantes extraídos de flores, frutas e legumes são alternativa eficiente e de baixo custo para converter energia solar em energia elétrica

Abrir Chat