Enquanto todos os organismos vivos transmitem sua informação genética de geração a geração sempre da mesma forma, os vírus, esses parasitas acelulares, adotam variadas e surpreendentes maneiras de se replicar nas células de seus hospedeiros.
Buracos negros – corpos cósmicos devoradores incessantes de luz e matéria – nasceram das equações de uma das mais importantes teorias da física. Por décadas, foram mera curiosidade. Mas, hoje, poucos duvidam de sua realidade’.
Doença que atingiu a cosmopolita Roma e todo o Império Romano no século 2 d.C. tornou-se uma epidemia ‘globalizada’ como nunca se havia registrado antes e pode ter matado mais de 15 milhões de pessoas em 27 anos.
Corrida por medicamentos capazes de superar a pandemia de covid-19 aprofundou o estudo de uma classe de compostos que inibem enzimas de vírus, os nucleosídeos. Novas estratégias apresentam resultados promissores.
Pesquisas no campo da educação mostram como processos de discriminação associados a raça, gênero, identidade de gênero e orientação sexual têm constituído obstáculos para a aprendizagem e para a progressão educacional, em especial nas ciências ditas ‘exatas’.
O isolamento provocado pela pandemia de covid-19 – e a consequente redução do impacto humano no ambiente – trouxe reflexões sobre a importância de preservar e ampliar a cobertura vegetal nas cidades.
A internet quântica promete desempenhar tarefas inimagináveis para a atual rede mundial de computadores. E isso graças a fenômenos muito estranhos, típicos do diminuto universo dos átomos e de suas partículas. Essa revolução já começou.
Década da Ciência Oceânica para o Desenvolvimento Sustentável, instituída pelas Nações Unidas em 2021, pretende mobilizar comunidade científica, políticos, empresas e sociedade em prol do conhecimento, uso criterioso e preservação do ambiente marinho.