Bastidores da Ciência

Uma história olfativa

Usado desde a Antiguidade por suas propriedades medicinais e aromáticas, o almíscar foi sintetizado apenas no século 20. Formulações com fragrâncias similares vêm sendo comercializadas desde então em produtos de higiene e perfumaria.

Pioneiro na imunização em humanos

Um dos maiores bacteriologistas de sua época, o brasileiro Domingos José Freire testou uma vacina atenuada para a febre amarela na população, antes mesmo de Louis Pasteur.

O que John Snow sabia

Considerado o pai da epidemiologia moderna, o médico britânico descobriu, em meados do século 19, como e por que aumentavam os casos de cólera em Londres, derrubando a teoria miasmática aceita até então.

Mulugueta Bekele: por uma nova Etiópia

Físico etíope teve papel importante na luta em defesa da educação e da democracia após a queda da monarquia no país africano.

Veneno e remédio

Alcaloides produzidos pelo fungo ergot, encontrado em grãos de cereais armazenados incorretamente, podem ser altamente tóxicos, mas guardam também uma importante ação terapêutica.

Sapos, rãs, pererecas e ativismo feminista

Pioneira em vários campos, Bertha Lutz foi bem mais do que uma cientista de renome internacional.

Química, religião e política

Considerado pelos norte-americanos como o descobridor do oxigênio, o britânico Joseph Priestley transitou por diversas áreas, deixando um vasto e importante legado em todas elas.

O percurso da Aspirina

O registro do uso do salgueiro para alívio da dor remonta à Antiguidade. Mas o primeiro medicamento à base da planta a ser comercializado no mundo tem pouco mais de 100 anos e carrega uma história com disputas e percalços.