Seção

As muitas faces de Patrícia

Jovem e premiada, ela cogitou ser de publicitária a diplomata. Acabou sendo fisgada pela etnobiologia, mas carrega consigo a certeza de que poderia ser feliz em muitas outras áreas, desde que fosse no papel de cientista.

Contra todas as expectativas

Sonia Guimarães é a primeira negra brasileira a se tornar PhD em física. Embora concursada, foi expulsa do ITA. Conseguiu retornar, mas segue excluída. Do lado de fora, faz repercutir a sua história e não teme dizer: “o ITA não gosta de mim, mas o Brasil gosta!”

Violência parental: dos Simpsons ao mundo real

Muito retratadas em obras de ficção, as relações abusivas, negligentes e violentas entre pais e filhos podem afetar a saúde física e emocional das crianças, até mesmo na vida adulta

Estereótipo: ameaça invisível

Crença infundada de que mulheres têm menos habilidades do que homens em algumas áreas, como matemática e orientação espacial, pode levar à falta de representatividade do gênero no ambiente dos jogos digitais e até prejudicar o desempenho das jogadoras.

O antidepressivo que mudou o mundo

Medicamento que foi testado inicialmente para tratar pacientes com tuberculose, iproniazida – ou Prozac, como é mais conhecido – revolucionou a psiquiatria, melhorando o prognóstico de muitas pessoas com transtornos de humor.

Na África, o berço da universidade

Egiptologia eurocentrista apaga protagonismo negro africano da produção intelectual de Kemet, onde nasceu o primeiro centro de altos estudos e foram desenvolvidos escrita, arquitetura, agricultura, medicina e literatura.

O cuidar e a arte

Enfermeira, assistente social, compositora, cantora, negra e sambista, dona Ivone Lara foi pioneira em vários aspectos: destaque para a introdução da música na terapia de alienados, como complemento da reforma psiquiátrica inaugurada por Nise da Silveira.

Entusiasmo nos desafios

Estudiosa da bacia amazônica e de temas de fronteira, como o tráfico internacional de drogas, a geógrafa Lia Osorio Machado teve influências de peso em sua trajetória que fortaleceram sua luta contra a ignorância.

Open chat