Seção

Abelhas da noite

Espécies noturnas, que dependem da intensidade de luz para visitar flores à noite, vêm sendo cada vez mais estudadas por seu potencial para polinizar importantes culturas agrícolas e por suas adaptações visuais que inspiram aplicações tecnológicas.

O legado de um sanitarista exemplar

Descobertas de Vital Brazil permitiram o desenvolvimento de um tratamento eficaz para picadas de diferentes espécies de cobras e de outros animais peçonhentos, salvando milhões de vidas em todo o mundo.

Monstra e musa

“Nós não vamos desistir, nós vamos resistir. A universidade pública é lugar de travesti!”. Foi com esse grito que Letícia Carolina Pereira do Nascimento tomou posse como primeira travesti negra professora da Universidade Federal do Piauí.

Em busca de fármacos contra a covid-19

Rede RMN-Rio reúne laboratórios de pesquisa no país para desenvolver medicamentos eficazes contra o vírus responsável pela atual pandemia. Processo essencial para o ciclo viral está na mira do grupo brasileiro.

Especial CH – NOBEL 2020

A Ciência Hoje abre espaço para cientistas brasileiros(as) comentarem as pesquisas laurearas em cada uma das áreas do prêmio Nobel.

Benefícios atmosféricos do isolamento social

Qualidade do ar melhora com o confinamento imposto pela atual pandemia, mas modelo de produção e consumo da sociedade precisa mudar, uma vez que o planeta tem recursos limitados e mostra claros sinais de esgotamento.

Alhazen: um outro ponto de vista

Teórico da luz e da visão no mundo árabe considerou poder controlar as inundações do rio Nilo, fingiu-se de louco para não ser morto e sagrou-se um dos precursores do método científico

Testemunha ocular da ciência

Membro da corte britânica no século 17, Margaret Cavendish participou de reuniões e debates com renomados intelectuais da época, deixando uma obra literária que aborda temas científicos.