Seção

Gertrude e os antivirais

Recusada em uma entrevista de emprego por ser uma “influência distrativa” para os homens, Gertrude Elion desenvolveu o aciclovir e outros fármacos e, em 1988, recebeu o prêmio Nobel de Fisiologia ou Medicina.

Todo o poder dos dados

Professor titular da Escola de Comunicação da UFRJ e membro do Comitê Gestor da Internet no Brasil, Marcos Dantas fala da importância de regular plataformas digitais como Facebook e Google, que usam os dados dos usuários do mundo todo para lucrar em seu país de origem, os Estados Unidos.

Radiografia da pandemia no país

Estudo recente registra como a covid-19 afeta as populações e os sistemas de saúde das regiões brasileiras e aponta para a necessidade de se ter um programa de assistência mais justo, inclusivo e equilibrado.

Abelhas da noite

Espécies noturnas, que dependem da intensidade de luz para visitar flores à noite, vêm sendo cada vez mais estudadas por seu potencial para polinizar importantes culturas agrícolas e por suas adaptações visuais que inspiram aplicações tecnológicas.

O legado de um sanitarista exemplar

Descobertas de Vital Brazil permitiram o desenvolvimento de um tratamento eficaz para picadas de diferentes espécies de cobras e de outros animais peçonhentos, salvando milhões de vidas em todo o mundo.

Cientista, pioneira e resiliente

Pesquisadora de destaque em geomorfologia, área predominantemente masculina, Ana Luiza Coelho Netto, apesar de enfrentar preconceitos, conquistou visibilidade no Brasil e no exterior.

Monstra e musa

“Nós não vamos desistir, nós vamos resistir. A universidade pública é lugar de travesti!”. Foi com esse grito que Letícia Carolina Pereira do Nascimento tomou posse como primeira travesti negra professora da Universidade Federal do Piauí.

Em busca de fármacos contra a covid-19

Rede RMN-Rio reúne laboratórios de pesquisa no país para desenvolver medicamentos eficazes contra o vírus responsável pela atual pandemia. Processo essencial para o ciclo viral está na mira do grupo brasileiro.