Seção

Precisamos falar sobre sexo… até na escola

Reflexões resultantes do diálogo entre uma professora do ensino médio e um pesquisador na área de infectologia.

A saga dos refugiados na América Latina

Para o geógrafo Helion Póvoa Neto, mesmo com a chegada em massa de venezuelanos no Brasil, é exagero falar em crise migratória no país: “A quantidade de estrangeiros no Brasil, somando imigrantes econômicos e refugiados, não chega nem a 1% da nossa população”.

O que John Snow sabia

Considerado o pai da epidemiologia moderna, o médico britânico descobriu, em meados do século 19, como e por que aumentavam os casos de cólera em Londres, derrubando a teoria miasmática aceita até então.

Mulugueta Bekele: por uma nova Etiópia

Físico etíope teve papel importante na luta em defesa da educação e da democracia após a queda da monarquia no país africano.

Veneno e remédio

Alcaloides produzidos pelo fungo ergot, encontrado em grãos de cereais armazenados incorretamente, podem ser altamente tóxicos, mas guardam também uma importante ação terapêutica.

Hackers: do mundo real à cultura pop

Filmes e jogos retratam de forma muito precisa elementos, situações e comportamentos ligados ao universo das pessoas que têm incríveis habilidades na computação.

Atravessar paredes: coisa de ficção?

Fantasmas e alguns super-heróis e vilões são capazes de transpor objetos sólidos com facilidade. Mas, no mundo real, esse fenômeno só é cientificamente possível no nível dos átomos.

Radiação eletromagnética: vilã ou mocinha?

Associadas a alguns superpoderes nas obras de ficção, as radiações provocam medo em muitas pessoas na vida real. Mas elas são muito usadas em equipamentos do dia a dia e na medicina e só se tornam perigosas em altas dosagens

Open chat