Seção

Benefícios atmosféricos do isolamento social

Qualidade do ar melhora com o confinamento imposto pela atual pandemia, mas modelo de produção e consumo da sociedade precisa mudar, uma vez que o planeta tem recursos limitados e mostra claros sinais de esgotamento.

Alhazen: um outro ponto de vista

Teórico da luz e da visão no mundo árabe considerou poder controlar as inundações do rio Nilo, fingiu-se de louco para não ser morto e sagrou-se um dos precursores do método científico

Testemunha ocular da ciência

Membro da corte britânica no século 17, Margaret Cavendish participou de reuniões e debates com renomados intelectuais da época, deixando uma obra literária que aborda temas científicos.

Para subtrair privilégios e multiplicar inclusão

Carolina Araujo, do Impa, recebeu em 2020 o Prêmio Ramanujan, honraria internacional concedida a pesquisadores em matemática com idade inferior a 45 anos. Sua trajetória a fez atentar para a sub-representação feminina nas ciências exatas.

Um caso de amor com a ciência

Premiada pesquisadora catarinense, Elisa Souza Orth foi incentivada pelos pais a compreender a natureza, descobriu a vocação para química ainda na adolescência e, hoje, se sente realizada em transmitir seu amor pela ciência aos alunos e ao filho, de 6 meses.

Uma prova à prova de pandemia e negacionismo

Coordenadora-geral da Olimpíada Nacional em História do Brasil, a professora da Unicamp Cris Meneguello conta como nem a covid-19 atrapalhou a realização da 12ª edição da competição, que, baseada em documentos, leitura e análise crítica de fontes, proporciona uma visão mais ampla do país .

A inteligência artificial precisa da diversidade

Professora do Instituto de Computação da Unicamp, Sandra Avila explica como a tecnologia pode resolver inúmeros problemas dos brasileiros, mas pondera que cuidados são essenciais para não atender só a uma parte da população e aprofundar a desigualdade.

Um futuro de calor, seca e fogo

Pesquisadora dedicada ao monitoramento de incêndios na natureza e suas interações com o clima e a ação humana, Renata Libonati fala da importância dos satélites para combater grandes desastres, como o que afeta o Pantanal, e da influência do aquecimento global na ocorrência de eventos extremos.