Seção

Agenda 2030: o desafio de não deixar ninguém para trás

Paulo Gadelha, ex-presidente da Fiocruz e membro do grupo da ONU focado em aprimorar a criação e o uso de tecnologias para a promoção do desenvolvimento sustentável, fala sobre avanços, retrocessos e estratégias para atingir compromissos assumidos nesse setor por líderes de 193 países.

Os extremos da matemática brasileira

Diretor-geral do IMPA e presidente do ICM 2018, Marcelo Viana aposta na valorização do professor para que o ensino básico nacional dê um salto de qualidade e possa seguir os passos da pesquisa brasileira na área, que está no Grupo dos 5, a elite mundial.

Alugam-se amas de leite

A partir de anúncios publicados no Jornal do Brasil no início do século 20, é possível traçar um quadro do cotidiano das classes populares do Rio de Janeiro à época.

Um ‘falso fóssil vivo’ no Pampa?

Planta considerada localmente extinta foi redescoberta no sul do Brasil. Achado indica a necessidade de conservação dessa espécie no país.

A conquista do hexa

Pesquisadores obtêm em laboratório do Instituto de Física da Universidade de São Paulo o emaranhamento de seis campos luminosos a partir de uma única fonte de laser.

Nova vida para resíduos plásticos

Método usa embalagens de PET descartadas e adição de enzimas para gerar novo material a ser empregado na indústria petroquímica.

A diversidade das aves da Amazônia Azul

Variedade de paisagens e características das ilhas oceânicas brasileiras têm levado a diferentes formas de vida, mesmo em organismos grandes e altamente móveis.

Máquina do tempo digital

Como um videogame, simulador urbano nos permite viajar pela história da arquitetura, revelando as transformações das cidades de forma dinâmica, tridimensional e em tempo real.

Open chat