Seção

Uma trajetória acidentada

História da cloroquina inclui momentos de glória – quando aplicada contra a malária e doenças reumatológicas – e de otimismo infundado, como o atual, em que governos rejeitam resultados científicos que provam sua ineficácia contra a covid-19.

Fora de controle

Coordenador do MapBiomas, o engenheiro florestal Tasso Azevedo diz que política do governo federal sinaliza que crimes ambientais compensam e não serão punidos; prejuízos vão além do patrimônio natural e afetam economia e imagem do país no exterior.

O antirracismo como sentido da vida

Historiadora e ativista, Karine Teixeira Damasceno reflete sobre o movimento ‘Vidas Negras Importam’, reforça o protagonismo negro na luta pela liberdade no século XIX e denuncia o preconceito racial dentro da academia.

A bióloga do dedo verde

Uma das pioneiras da anatomia vegetal e um dos nomes mais importantes da botânica no país, Nanuza Luiza de Menezes descobriu a riqueza natural da Serra do Cipó e liderou campanhas de conservação que preservaram biomas como a Mata Atlântica.

Uma vida científica em contínua caminhada

Com dedicação intensa à química, cientista mineira fez caminho alternativo nos anos 1980, tornando-se uma das pioneiras responsáveis pela construção dos alicerces do desenvolvimento da pesquisa na Universidade Federal de Alagoas.

Juventude, determinação e sensibilidade

Na primeira vez em que colocou os pés em um laboratório, Bárbara de Paula Pires Franco Guimarães sentiu que poderia ser pesquisadora. Sua intuição estava certa. Mas as surpresas pelo caminho despertariam também a vontade de ensinar. A história desta jovem cientista pode inspirar muitas mais.

Open chat