Seção

O que o mundo precisa aprender com a pandemia

Matemático, físico e médico, Eduardo Massad fala da importância de se fazer projeções cada vez mais precisas para combater a covid-19, prevê a chegada de outra epidemia ainda mais grave e alerta para o perigo à saúde dos governos hipernacionalistas e do movimento anticiência.

A Fiocruz diante da covid-19

Maio de 2020. A Fiocruz completa 120 anos e tem a cadeira da presidência ocupada por uma mulher, a socióloga Nísia Trindade Lima, que lida com a pandemia de covid-19 como uma emergência sanitária e humanitária multidimensional, cujo enfrentamento requer conhecimento de todas as áreas da ciência.

Equidade, o remédio contra o impacto do coronavírus na economia

Marcelo Neri, economista, diretor da FGV Social, defende que o governo socorra primeiro e com mais recursos os mais pobres para vencer a crise que vai se instalar no país com a pandemia de covid-19.

Covid-19: aspectos demográficos e socioeconômicos

Análise de dados de amplo levantamento na área de saúde realizado por instituição federal de pesquisa faz alerta importante sobre estratégias de enfrentamento da covid-19 no Brasil, como o chamado isolamento vertical e a retomada das aulas em escolas e universidades.

Convivência pacífica

Morcegos adaptados à vida urbana prestam importante serviço para os humanos, contribuindo para regenerar áreas verdes nas cidades, polinizar flores e controlar a população de insetos transmissores de doenças.

Colisões como fábricas de radiação no universo

O que pareceu ser uma nova estrela surgiu no céu. E o que foi aprendido com ela foi revelador: cientistas deram novos passos no entendimento de eventos estelares explosivos, mostrando como é produzida parte substancial da luz do universo.

Soro convalescente contra a covid-19

Imunização passiva com plasma de pacientes que se recuperaram de infecção por coronavírus mostrou-se eficaz, embora mais estudos sejam necessários para o combate da atual pandemia.