Publicada desde junho de 2006 por Adilson de Oliveira, físico e professor da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), a coluna ‘Física sem mistério’ apresenta, de forma descomplicada, temas ligados a física e astronomia.
Publicada desde junho de 2006 por Adilson de Oliveira, físico e professor da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), a coluna ‘Física sem mistério’ apresenta, de forma descomplicada, temas ligados a física e astronomia.
Adilson de Oliveira compara a Teoria da Relatividade Geral, de Albert Einstein, a grandes obras da música clássica. Na física, como na música, leva-se tempo para compor e para ser compreendido. O colunista aponta, ainda, qual a grande sinfonia que ainda precisa ser escrita para unificar o trabalho de Einstein aos que o sucederam.
Adilson de Oliveira reflete sobre a busca humana pelo conhecimento do cosmos, desde a Antiguidade. Nesse longo caminho a percorrer (e talvez nunca atingir o final), as leis da física são o aliado mais importante dos cientistas, afirma o autor em sua coluna de outubro.
Adilson de Oliveira toma como mote o Ano Internacional da Luz e discute a natureza deste fenômeno em sua coluna de setembro.
Adilson de Oliveira relembra os tristes episódios de Hiroshima e Nagasaki, que completam 70 anos este mês, e explica por que muita gente relaciona as bombas atômicas ao trabalho de Albert Einstein.
Está dada largada para a 67a. Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência. Evento acontece de 12 a 18 de julho em São Carlos (SP).
No próximo dia 21 de junho, chega oficialmente o inverno. A data, chamada pelos cientistas de solstício, tem a ver com o movimento aparente do Sol em relação à Terra, explica Adilson de Oliveira em sua coluna deste mês.
A ciência tem seu próprio idioma para descrever a natureza. Em sua coluna de maio, Adilson de Oliveira fala sobre a importância da representação matemática na elaboração e demonstração de conceitos e teorias para explicar os mais diversos fenômenos físicos.
Motivado pelos 100 anos da Teoria da Relatividade Geral, grande passo de Albert Einstein na compreensão da gravidade, Adilson de Oliveira aborda em sua coluna a evolução do conhecimento sobre essa força invisível que age sobre todos os corpos no universo.