Publicada desde junho de 2006 por Adilson de Oliveira, físico e professor da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), a coluna ‘Física sem mistério’ apresenta, de forma descomplicada, temas ligados a física e astronomia.
Publicada desde junho de 2006 por Adilson de Oliveira, físico e professor da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), a coluna ‘Física sem mistério’ apresenta, de forma descomplicada, temas ligados a física e astronomia.
Na época em que muitos brasileiros têm que acertar suas contas com o ‘leão’, Adilson de Oliveira mostra, em sua coluna de março, que há várias semelhanças entre os conceitos físicos e contábeis, embora essas ciências descrevam fenômenos bastante distintos.
Em sua coluna de fevereiro, Adilson de Oliveira reverencia professores, museus de ciência e outras iniciativas de popularização científica e fala da importância do ensino e da divulgação da ciência para despertar em crianças e jovens o interesse em seguir a carreira de cientista.
Nos trópicos, o tempo quente do início do ano é especialmente propício a temporais e acidentes causados por descargas elétricas entre as nuvens e o solo. O melhor jeito de enfrentar esses eventos é conhecê-los mais e melhor, como explica Adilson de Oliveira em sua coluna de janeiro.
Como é possível diferenciar esses estados? A chave para a resposta está na percepção de que um e outro não têm significado absoluto. O movimento só é definido em relação a um observador, como explica o físico Adilson de Oliveira em sua última coluna de 2014.
O filme ‘Interestellar’ é a mais nova sensação da ficção científica no cinema. O físico Adilson de Oliveira foi vê-lo e, em sua coluna de novembro, ajuda o espectador a compreender elementos complexos da trama, que envolve conceitos como a relatividade geral.
Em sua coluna de outubro, o físico Adilson de Oliveira mostra por que a criação da luz LED pode ser considerada a maior revolução no campo da iluminação desde a descoberta do fogo e a invenção da lâmpada elétrica, no século 19.
A aproximação das eleições no Brasil motiva o físico Adilson de Oliveira a tratar de ciência e política em sua coluna de setembro. Ele lembra que a execução de grandes projetos científicos depende da política científica que determinado governo decide implementar.
Inspirado pelas noites limpas de inverno, que permitem visão especial do céu, em sua coluna de agosto o físico Adilson de Oliveira reflete sobre como o homem tenta descobrir e entender o mundo em que vivemos.