Jean Remy Guimarães

Iniciada em setembro de 2008, a coluna ‘Planeta em transe’, do biólogo Jean Remy Guimarães, professor da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), aborda temas atuais ligados à ecologia e ao meio ambiente.

Jean Remy Guimarães

Iniciada em setembro de 2008, a coluna ‘Planeta em transe’, do biólogo Jean Remy Guimarães, professor da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), aborda temas atuais ligados à ecologia e ao meio ambiente.

Lama no Eldorado

Todos sabemos do desastre ambiental ocorrido em Mariana (MG), devido ao rompimento de uma enorme barragem de rejeitos de mineração. O colunista Jean Remy Guimarães traz informações básicas sobre o caso e contextualiza a tragédia.

Cenas de um ano quente

Jean Remy Guimarães destaca diferentes efeitos do calor e da seca pelo mundo em 2015. E lembra que o ano ainda não acabou: ainda vem por aí o verão do hemisfério Sul, que promete temperaturas até 3,5 graus Celsius acima da média.

O boi no poder

Historicamente valorizada no Brasil e cada vez mais expansiva, a pecuária gera problemas sérios ao meio ambiente. Mas traz, ao menos, retorno econômico? Jean Remy Guimarães discute o tema em sua coluna de setembro.

Sustentabilidade e empresas: rolou um clima?

Iniciativa promete unir empresas e outras instituições privadas a organizações ambientalistas para buscar soluções sustentáveis para a agricultura, a pecuária e a indústria madeireira. Jean Remy Guimarães discute o tema em sua coluna.

Vinte e oito anos depois

Em sua coluna de julho, Jean Remy Guimarães relembra acidente radiológico ocorrido em Goiânia (GO).

A cracolândia dos polinizadores?

Estudos internacionais apontam que os neonicotinoides, inseticidas muito usados na agricultura, podem viciar abelhas e reduzir o crescimento de suas colônias. O tema é discutido por Jean Remy Guimarães em sua coluna de maio.

James Lovelock, pessimista ou realista?

Em sua coluna de abril, Jean Remy Guimarães fala sobre as previsões desse famoso cientista inglês, que acredita ser inevitável um aquecimento global bem maior do que o estimado hoje, com consequências drásticas para a humanidade.

Glifosato na mira

Herbicida mais vendido no Brasil e no mundo é classificado como provavelmente cancerígeno para humanos pela Organização Mundial da Saúde. O tema é destaque da coluna de Jean Remy Guimarães, que critica a falta de divulgação da notícia na imprensa nacional.

Open chat