A descoberta do grafeno permitiu testar experimentalmente teorias elaboradas há décadas. Em sua coluna, Carlos Alberto dos Santos explica uma das propriedades peculiares desse material, que acaba de originar uma nova teoria sobre condutividade elétrica.
O físico Adilson de Oliveira fala, em sua coluna deste mês, sobre a importância da transmissão do conhecimento na sociedade. Ele destaca a dificuldade da divulgação de conceitos científicos e aponta suas estratégias para realizar essa tarefa.
Em sua coluna de julho, Adilson de Oliveira fala sobre como os conceitos revolucionários da teoria da relatividade e da mecânica quântica, fundamentais para a física atual, são frequentemente interpretados de forma equivocada ou postos em xeque por quem não os conhece bem.
Carlos Alberto dos Santos fala em sua coluna de novembro sobre as aplicações de um dos mais inusitados fenômenos da física quântica – cuja relevância acaba de ser reafirmada com a concessão do Prêmio Nobel de Física deste ano – e sobre o arcabouço teórico por trás delas.
Motivado pela premiação deste ano, dada a físicos que conseguiram medir e manipular sistemas quânticos, Adilson de Oliveira traz, em sua coluna de outubro, uma breve história do desenvolvimento desse ramo da física moderna, cuja importância tem sido bastante reconhecida.
Pesquisadores buscam formas de incluir esse tipo de material nas aplicações da spintrônica. Em sua coluna de setembro, Carlos Alberto dos Santos fala desses estudos e do ‘delay’ que ainda existe entre os avanços teóricos no campo da supercondutividade e os resultados práticos.