Uma costela de mais de 120 mil anos encontrada na Croácia é o registro mais antigo de uma doença que perdura até os dias atuais. O achado, tema da coluna de Alexander Kellner, mostra que um tipo raro de tumor benigno nos ossos já estava presente no homem de Neandertal.
Jean Remy Guimarães trata, na coluna de junho, da nova fonte terrestre de gás natural que faz sucesso nos Estados Unidos e começa a ser cobiçada no Brasil. O biólogo aponta dados que mostram o perigo dessa fonte de energia para o meio ambiente e a saúde humana.
A descoberta de que é possível reprogramar células maduras para originarem qualquer tecido do corpo abriu caminho para vários estudos de aplicações médicas dessa técnica. Em sua coluna de outubro, Stevens Rehen apresenta pesquisa recente que pode beneficiar portadores de síndrome de Down.
Livro lançado nos Estados Unidos exuma fato pouco conhecido da história norte-americana: a ação do governo para atender demandas de saúde de ex-escravos, libertos após a Guerra Civil. A questão, abordada por Keila Grinberg em sua coluna de junho, deve alimentar o atual debate no país sobre reformas na saúde pública.
Desde 2008 o Brasil lidera a lista dos maiores consumidores de agrotóxico do mundo. O país é o segundo maior produtor de transgênicos do planeta, cuja promessa é o menor uso de herbicidas. Essas e outras contradições são discutidas por Jean Remy Guimarães em sua coluna de setembro.