As evidências dos primeiros seres vivos

Nesta última coluna da série sobre a origem da vida, são apresentados os registros preservados em rochas dos primeiros organismos a habitar a Terra.

Como vimos nas colunas anteriores, a vida surgiu em condições muito difíceis e até, sob certos aspectos, desfavoráveis. No entanto, aqui está ela, com todo o seu esplendor. Mesmo diante da dificuldade atual de explicar, de forma detalhada, todos os passos que levaram ao surgimento da vida e à sua posterior diversificação, os cientistas conseguiram apresentar um bom quadro de como isso foi possível. Porém, onde estão as evidências físicas desse processo? Em outras palavras: onde estão os fósseis que comprovam a existência dos primeiros organismos?

Recapitulando: a Terra se formou há aproximadamente 4,57 bilhões de anos. No entanto, uma maior diversidade de vida, com centenas de fósseis, somente é encontrada em rochas formadas há aproximadamente 540 milhões de anos, no início de um período que os cientistas chamam de Cambriano. Isso significa dizer que o Pré-cambriano, onde os primeiros passos da evolução e diversificação da vida ocorreram, compreende 88% de todo o tempo de existência do nosso planeta – ou seja, mais de 4 bilhões de anos!

Alexander W. A. Kellner

Museu Nacional, Universidade Federal do Rio de Janeiro
Academia Brasileira de Ciências