As muitas faces do negacionismo

Livro mostra que o discurso anticiência é uma estratégia que vem sendo adotada em várias áreas ao longo da história por certos grupos com interesse político e econômico

 

A constante campanha de negação da ciência e desvalorização das instituições científicas e o ataque às instituições públicas que acontece no Brasil tornam urgente a discussão sobre o negacionismo, suas causas e estratégias. Esse fenômeno, observado não somente no Brasil, mas no mundo todo, alcançou maior destaque devido ao papel das redes sociais na disseminação de fake news e pseudociências. Portanto, torna-se necessário ampliar as estratégias de divulgação e popularização da ciência para enfrentar o negacionismo científico. 

Nesse cenário, é impossível não reconhecer o importante papel que alguns pesquisadores e divulgadores da ciência assumiram. Em muitos momentos, eles foram a voz que representou a ciência e a comunidade científica na defesa de que as decisões tomadas no enfrentamento da pandemia de covid-19, por exemplo, tivessem a ciência como base estratégica e estruturante.

Contra a realidade: a negação da ciência, suas causas e consequências
Natalia Pasternak e Carlos Orsi
Papirus 7 Mares, 2021, 192p.

Rodrigo Arantes Reis
Universidade Federal do Paraná