Como as cobras perderam suas patas?

‘Por que as cobras não têm pernas?’ Essa pergunta espontânea feita por muitas crianças pode colocar um adulto em uma situação intelectualmente desafiadora. A pessoa pode responder com um sincero ‘não sei’, pode narrar uma história mística ou fantasiosa ou pode ainda assumir que essa resposta exige muita investigação científica. Esta última opção é o ponto de partida deste artigo, que mostra como o estudo de fósseis e da morfologia de animais vivos, aliado à engenharia genética, lançou luz sobre essa questão aparentemente simples, mas que contribui para ampliar o conhecimento sobre a evolução das espécies.

As cobras como conhecemos hoje, sem patas, não existiam há milhões de anos. Foi ao longo de seu processo evolutivo que elas ‘perderam’ os membros inferiores e posteriores. Mas como sabemos disso? Avanços científicos em diferentes áreas do conhecimento – paleontologia, evolução e biologia do desenvolvimento – têm possibilitado desvendar os mecanismos intrínsecos desse complexo processo biológico que deu origem às cobras modernas.

Luiz Antonio Botelho Andrade