Nesta edição, destacamos os impactos do ChatGPT, nova ferramenta tecnológica que traz deslumbramento, mas, também, preocupação. Da inteligência artificial para a natureza, uma pesquisa tem foco nas preguiças-de-coleira, sob ameaça iminente. Na seção Mulheres na Ciência, conheça uma pioneira nos estudos sobre História da África.  
 

ChatGPT: tecnologia, limitações e impactos

Recém-lançada, ferramenta digital de diálogo exige avaliação criteriosa de governos, parlamentos e sistemas judiciais, de modo a proteger a sociedade de consequências adversas – estabelecer políticas e regulamentações é mais que necessário.

 
 
 
 

Preguiças-de-coleira sob ameaça iminente

Até recentemente classificada como uma única espécie, a preguiça-de-coleira do Sudeste ganhou nova revisão taxonômica e passou a ser chamada Bradypus crinitus. Com a restrição da área de ocorrência e o desmatamento crescente da Mata Atlântica, seu risco de desaparecimento pode ser ainda maior.

Pioneira nos estudos sobre a História da África

Historiadora, Selma Pantoja se dedicou a pesquisar sobre o continente africano quando havia um silêncio completo a respeito do tema no Brasil e abriu caminhos para uma nova geração de acadêmicos

 
 
 

A doença genética mais frequente dos seres humanos

A interrupção espontânea da gravidez é o problema de origem genética mais comum entre os seres humanos. Tanto a idade precoce quanto a avançada da mulher têm um papel crucial no aborto natural, o qual resulta de anormalidades cromossômicas fetais.

 
 
  E esta edição tem muito mais: dicas para professores usarem nosso conteúdo em suas aulas, e nossas colunas Caçadores de Fósseis, Deriva Genética, Literária, Geoinformação e mais.  
 
 
 

Enviado por Ciência Hoje
Av. Venceslau Brás n71, casa 27 Botafogo - CEP 22290-140 - Rio de Janeiro/RJ