2005 – ano mundial da física

null

Cartaz do Ano Mundial da Física no Brasil. Clique na imagem para ampliá-la.

Cientistas de todo o mundo comemoram em 2005 o Ano Internacional da Física. A data foi escolhida em função do centenário do chamado “ano miraculoso” de Einstein: em 1905, o alemão produziu cinco dos mais relevantes trabalhos de sua carreira, com os quais abalou os pilares da física e mudou a forma como se via o mundo até então.

Naquele ano, Einstein publicou um artigo que postulava a existência dos fótons e ressuscitava a idéia do caráter corpuscular da luz (esse estudo lhe renderia o Nobel em 1921). Em outros dois artigos, ele propôs a teoria da relatividade especial, que seria expandida com a relatividade geral em 1915, e a equivalência entre massa e energia, expressa na célebre fórmula E=mc 2 . Nos outros dois artigos seminais de seu “ano miraculoso”, o alemão propôs um método para determinar o tamanho dos átomos e descreveu as leis que regem o chamado movimento browniano.

Os preparativos para a festa do centenário desses artigos no Brasil foram anunciados em uma conferência durante a Reunião Anual da SBPC de 2004. As comemorações do Ano Internacional da Física foram inauguradas no 16º Simpósio Nacional de Ensino de Física, realizado no Rio de Janeiro entre 24 e 28 de janeiro.

O evento contou com centenas de participantes e teve uma conferência do francês Pierre-Gilles de Gennes, Nobel de física em 1991. Durante o simpósio, foram lançados os primeiros seis volumes de uma série de doze livros voltados para a atualização de professores de física do ensino médio. “Cada um deve custar de 12 a 15 reais, para não comprometer o orçamento dos professores”, garante Deise Vianna, secretária de ensino da Sociedade Brasileira de Física.

A revista Ciência Hoje também toma parte das comemorações do Ano Internacional da Física. Cada edição de 2005 trará um artigo de um pesquisador brasileiro sobre o estado atual dos conhecimentos em sua área da física.

As comemorações do Ano Internacional da Física prevêem também a realização de uma exposição sobre Einstein e a América Latina no Museu de Astronomia e Ciências Afins (Mast) do Rio de Janeiro. Estuda-se ainda a realização de uma série de conferências itinerantes pelo país e o lançamento de um selo alusivo à data. Visite o site do Ano Mundial da Física no Brasil  para conferir a programação das comemorações em seu estado.

04/07/04