Sobrecultura

A história entra em campo

O futebol brasileiro é visto pelas lentes da história no ensaio de Bernardo Borges Buarque de Hollanda na primeira edição do Sobre Cultura. Leia aqui este e outros artigos do novo encarte da Ciência Hoje.

Conhecimento e transformação

Foi aprovada em 2003 lei que estabelece a obrigatoriedade da inclusão da “História e Cultura Afro-brasileira” no currículo do ensino fundamental e médio. Passada quase uma década da publicação da lei, a historiadora Marina de Mello e Souza avalia, no encarte ‘Sobrecultura’ da CH 281, a sua aplicação.

Pedagogia do constrangimento

O historiador José Roberto Pinto de Góes faz uma crítica dura à lei de 2003 que estabelece a obrigatoriedade do ensino da “História e Cultura Afro-brasileira” nas escolas. O texto compõe o encarte ‘Sobrecultura’ da CH 281.

Um fotógrafo e uma cidade

O fotógrafo portenho Horacio Coppola, hoje com 105 anos, é destaque do sexto número do ‘sobreCultura’. Na avaliação do arquiteto e historiador argentino Adrian Gorelik, Coppola é autor de algumas das imagens mais emblemáticas de Buenos Aires.

Diferentes objetos de estudo

Como o avanço das pesquisas sobre o cérebro tem afetado a psicanálise? No encarte ‘sobreCultura’ da CH 287, o psicanalista Sergio Medeiros analisa a relação entre a teoria criada por Sigmund Freud e a neurociência.

Interdisciplinaridade necessária

É possível uma interface entre psicanálise e neurociência? O neurocientista Frederico Graeff discute a questão no ‘sobreCultura’, apontando divergências, convergências e um caminho para a complementaridade entre as duas áreas.

Definição profética da história

O jesuíta Antônio Vieira é o personagem central do ensaio de abertura do sobreCultura nº7, no qual João Adolfo Hansen, da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da USP, oferece um modo particular de ler a obra de Vieira.

A arte de traduzir poesia

O escritor e professor Paulo Henriques Britto expõe sua visão de tradução e explica, com exemplos práticos, todos os elementos que devem ser levados em conta na tradução poética.

Abrir Chat