A ciência a serviço dos dorminhocos

 

Boa notícia para quem tem problemas para acordar cedo: pesquisadores de duas instituições norte-americanas estão desenvolvendo despertadores concebidos para garantir que o freguês esteja de pé e bem disposto na hora desejada. Um deles se esconde quando o dorminhoco aperta a tecla snooze – aquela que interrompe o alarme para retomá-lo dali a alguns minutos; o outro procura a fase mais adequada do sono para um despertar sem traumas.
null

O Clocky é dotado de rodas para que possa ‘fugir’ do dorminhoco. Seu corpo, feito de pelúcia, foi projetado para resistir às quedas que ele deve sofrer todo dia (fotos: Media Lab/MIT)

Se você é do tipo que precisa ouvir o despertador tocar muitas e muitas vezes para levantar de manhã, o Clocky, criação da jovem inventora Gauri Nanda, aluna do curso de Artes e Ciências da Mídia do Instituto de Tecnologia de Massachussetts (MIT), nos Estados Unidos, precisa ocupar lugar de honra na sua cabeceira. O despertador se esconde a cada vez que é pressionado o botão snooze, forçando o dorminhoco a procurá-lo para desligar o aparelho quando ele tocar novamente.

 
Segundo Nanda, a idéia do Clocky veio do cotidiano: “Gosto de trabalhar em projetos que envolvam problemas do dia-a-dia”, contou ela à CH On-line . “O Clocky surgiu por causa de um dia em que eu acordei e percebi que havia apertado o botão snooze do meu despertador por uma hora e vinte minutos antes de levantar.” A estudante explica que seu objetivo com a invenção não foi projetar grandes inovações tecnológicas, mas modificar a maneira como a tecnologia que já se conhece há tempos é utilizada. “Eu queria transformar os velhos despertadores em um objeto divertido, que atraísse a simpatia das pessoas.”
 
Para isso, o desenho do Clocky foi especialmente trabalhado. Ele é coberto de pelúcia: “é como se fosse um animalzinho de estimação que arruma vários problemas, mas de quem você gosta de qualquer forma, porque ele faz as pessoas rirem”, compara a inventora. O despertador foi desenvolvido em apenas alguns dias e conta com duas rodas que permitem sua movimentação. Assim, quando o botão snooze é acionado, o aparelho sai do lugar em que está para procurar um local escondido, onde ficará aguardando por alguns minutos até tocar de novo. Para fazê-lo parar de tocar pela segunda vez, o dorminhoco precisa sair da cama e encontrar o relógio.
 

Fases do sono
Quando dormimos, passamos por uma seqüência de fases do sono: leve, profundo e REM – sigla em inglês para movimento rápido dos olhos – que se repete aproximadamente a cada 90 minutos. A fase leve é uma transição entre estar acordado e as outras fases do sono. Já na profunda, muda a forma de funcionamento do cérebro e os músculos e órgãos descansam. Por fim, na fase REM, os músculos param de se mexer e a mente permanece em atividade – é nesse período que acontecem os sonhos. Segundo os pesquisadores, o momento do despertar é crucial para determinar a forma como nos sentiremos ao longo do dia, mais até do que a quantidade de horas que passamos dormindo.

Agora, se os problemas do leitor são o mau humor e o cansaço matutinos, o SleepSmart , desenvolvido por estudantes da Universidade Brown, em Rhode Island (EUA), seria mais indicado: ele procura o momento mais apropriado do sono para despertar. Esse invento envolve mais tecnologia e menos trabalho físico de quem precisa acordar cedo: o objetivo do SleepSmart é medir o ciclo do sono de seu usuário, para acordá-lo somente na fase apropriada, de forma a evitar a sensação de cansaço e mal-estar pela manhã e fazendo com que ele se sinta revigorado.

 
Para assegurar que o usuário desperte na fase mais leve do sono, o SleepSmart mede sua atividade cerebral por meio de eletrodos e um pequeno processador – um procedimento semelhante ao utilizado pelos médicos nos eletroencefalogramas – e se comunica com um relógio colocado próximo à cama. Basta programar a hora em que o usuário precisa estar acordado e o aparelho escolhe a última fase leve do sono antes de tal horário para acordá-lo.
 
Para a alegria dos leitores que se identificaram com os problemas que os novos despertadores prometem resolver, os processos de produção em escala comercial dos aparelhos já começaram. Nanda estima que o Clocky esteja disponível no mercado em menos de um ano, enquanto os inventores do SleepSmart criaram uma empresa especialmente para desenvolver sua criação, já terminaram seu protótipo e planejam lançá-lo nas lojas em 2006.


Catarina Chagas
Especial para a CH On-line
17/05/05